top of page

Éfeso ‑Turquia

Foto do escritor: TatiTati

Atualizado: 28 de nov. de 2023

Nº 1

Sítio Arqueológico de Éfeso


Declara Patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO Foi a segunda maior cidade do Império Romano, uma das mais antigas civilizações do mundo, abrigando cerca de 400 mil pessoas. Foi a segunda maior cidade do império Romano atrás de Roma e por isso é o sítio arqueológico mais importante da Turquia.

A primeira data de fixação da presença humana na região data de 6.000 a.C., posteriormente fez parte do império hitita, e pelos jônios, em 1.000 a.C., seguidos pelo lídios, persas, gregos, macedônicos e romanos, em 133 a.C.

Em 431 d.C. e a cidade foi declarada como o centro do cristianismo em 449 d.C. Éfeso foi reconstruída quatro vezes, após terremotos e invasões e, apesar disso, sua relevância histórica atravessou centenas de anos. Hoje, o local se mantém bem preservado através de processos de restauração e cuidados das autoridades regionais. Caminhar sem pressa pelo sítio arqueológico é uma delícia, da para sentir a importância e grandiosidade que a cidade tinha em época!

O complexo da cidade impressionam! Uma cidade extremamente organizada, linda construída em mármore. Comece o passeio pelo portão superior ‑ a leste‑ assim seguirá o percurso pela descida. 👉🏼O que ver? ‑Biblioteca de Celso ‑ Grande teatro‑ que tinha capacidade para 25mil pessoas. ‑Templo de Adriano Localização: o sítio arqueológico fica a 3Km do centro da cidade.



Nº 2

Casa de Maria

A pequena casa simples feita de pedra é considerada o último refúgio de Maria a mãe de Jesus.

Localizada em um monte, são muitas curvas por estrada acima até chegar.

A casa é pequena, entram poucas pessoas por vez, bem organizado e a fila anda bem rápido.

Não é permitido fotografar dentro.

Acredita‑se que o apostolo João trouxe Maria para cá depois da crucificação de Jesus onde permaneceu até o final da vida.

É um santuário católico e muçulmano localizado a 8 Km da cidade de Éfeso, numa colina rodeado pelo verde. Dizem também que foi aqui que São Paulo propagou os ensinamentos da religião católica para os gregos. No final existe uma fonte de água benta, onde pode‑se beber água. Leve suas garrafas.



Nº 3

Templo de Ártemis


A cidade abriga as ruínas do Templo de Ártemis‑ uma das sete maravilhas do mundo antigo. Dedicado à deusa grega conhecida como Artemis‑ deusa da caça e da lua.

Considerando‑nos dos mais impressionantes do período greco‑romano.

Acredita‑se que o templo original tinha 138m de comprimento, 72m de largura e 20m de altura com 127 torres de mármore.

Hoje no local existe apenas uma comuna da antiga construção.



Nº 4

Sobre o passeio


Opções 👉🏼bate e volta Istamul (voo ida/volta + guia + carro‑ considero extremante cansativo 👉🏼bate volta saindo de Izmir ‑com guia e carro privativo/com excursões / por conta própria com carro alugado saímos de Izmir 👉🏼 Conjugar a viagem a Éfeso com Riviera Turca (Alaçati‑ Izmir) e Pamukalle/Hierápolis 👉🏼Conselhos: ‑conjugar a viagem a Éfeso com Rivera Turca e Pamukkale ‑ aliviando o tempo de deslocamento. ‑A melhor maneira de chegar é saindo de Izmir, são aproximadamente 2hs de carro até Éfeso. ‑Depois de um dia cansativo em Éfeso, pernoitar em Kusadasi ‑ cidade estruturada há 20km de distância ‑Se não for seguir viagem a Pamukalle‑ é possível voltar para Izmir no mesmo dia. 👉🏼Saiba que o almoço na região é bem simples‑ bandejão‑ se isso for um problema para você, verifique se existe alguma outra opção. 👉🏼Como fizemos: Guia + carro privativo contrato com a Seguredos da Turquia Passeio de dia inteiro: partida de Izmir‑Alaçati ‑ 2 horas de estrada até Éfeso (visitamos Casa de Maria‑+ sítio Arqueológico + templo de Ártemis) ‑ pernoite em Kusadasi 👉🏼Valeu a pena? Muito!



Comments


bottom of page