Bem vindo ao centro do mundo!
A Turquia é um país encantador tem história milenar e cultura riquíssima, foi palco de muitas disputas territoriais, devido à sua localização privilegiada.
Banhada pelos mares Egeu, Negro, Mediterrâneo e Mármara, está localizada na fronteira entre dois continentes, a Europa e a Ásia, dois mundos, o Islâmico e o Ocidental.
Além das infinitas belezas naturais, você também vai se encantar com a diversidade e se deliciar com a gastronomia.
Neste guia vou dar dicas de roteiro, hotéis, passeios e tudo o que é importante para um bom planejamento de viagem.
Nº 1 1‑Istambul
Augusta, Antonina, Nova Roma, Bizâncio, Constantinopla e finalmente Istambul! São mais de 8.500 anos de história.
É a única cidade do mundo situada em dois continentes: Ásia e Europa, os continentes estão separados pelos 32 km do Estreito de Bósforo que une o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, através do Mar Mármara.
Impossível não se encantar por este território que já foi capital dos impérios Romanos, Bizantino e Otomano.
Tudo o que aprendemos nos livros da escola sobre Constantinopla, estão ali: ao alcance de nossos olhos e pés.
É uma cidade única! Que impressiona e encanta por sua diversidade, contrastes, e seu caldeirão de Cultura.
É uma metrópole efervescente dividida hoje entre Moderna e Antiga. Passeando pela cidade entendi que o lado Europeu é a parte mais turística e movimentada e o lado Asiático mais residencial e tranquilo, com lindos bairros em meio a bastante vegetação‑ é o lado que achei mais bonito, porém fica bem longe das atracais principais, principalmente por causa do trânsito caótico, mas vale muito a visita!
Nº 2
2‑ Quando ir a Istambul?
‑Primavera e Outono‑ São As melhores épocas para driblar o frio intenso ou calor extremo. (Abril até Jun/ Set e Out) ‑Inverno: Não considero muito indicado, pois o frio é extremo, pode nevar e também coincide com o período de chuvas. ‑Verão: Julho/Agosto ‑ quando fui, o verão costuma ser intenso, mas estava suportável, com a vantagem de ter dias mais longos e céu azul. ‑ são os meses perfeitos para quem quer esticar até a Riviera Turca *Atenção as datas de feriados religiosos na Turquia, quando o horário de visitação de pontos importantes podem ser reduzidos. Pesquise no site: https://www.tudosobreistambul.com/feriados
Nº 3
3‑Como chegar?
Existe voo direto São Paulo ‑ Istambul pela Turkish Airlines‑ é a melhor opção A cidade tem dois aeroportos internacionais‑ Não se preocupe ‑ ambos tem excelente infraestrutura e ficam distante da cidade‑ Ataturk‑ lado europeu e Sabiha Gökçen‑ lado asiático O voo direto entre São Paulo‑ Istambul opera no aeroporto de Ataturk.‑ o voo tem duração em média de 13hs. Também é possível voos com conexão na Europa, pelas cias Lufthansa, Air France, KLM, entre outras‑ normalmente os voos da Europa descem no aeroporto Sabiha Gökçen
Nº 4
4‑ Quantos dias ficar? Sugestão de Roteiro
Indico no mínimo 4 dias inteiros. 3 dias inteiros para os passeios principais e 1 extra para curtir a cidade ou explorar o lado asiático. Passamos 6 noites‑ o primeiro dia só conseguimos sair para jantar. Estávamos mortos! Nós demais dias conseguimos fazer as principais atrações. Dica: leve em consideração o fuso horário, deixe o primeiro dia mais tranquilo para poder descansar. ‑Sugestão de Roteiro: Dia 1: ‑Cisterna ‑Hipódromo ‑Mesquita Azul ‑Grand Bazar ‑Palácio de Topkapi ‑Mesquita de Süleymaniye Dia 2: ‑Mesquita Çamlıca ‑Palácio de Dolmabahçe ‑Ortakoy ‑Balat ‑Mercado das Especiarias ‑Passeio do Bósforo‑ por do Sol Dia 3: ‑Mesquita de Santa Sofia ‑Grand Bazar‑ voltamos com mais tempo e também para almoçar no Nusr Et ( dentro do mercado) ‑Torre Galata ‑Galata Bridge ‑Istiklal (caminhe da torre Galata ate a praça Taksin‑ ou pegue o bonde) ‑Jantar no bairro de Ortakoy *Passeio pelo Bósforo: Fizemos com a empresa : www.bosphorustour.com Foi Mara! Escolhemos o horário do por do sol‑ amamos Grupo pequeno em um iate extremante confortável. Dia 4: Explore o lado Asiático (dica de roteiro abaixo:) Obs: não consegui seguir a ordem inicial do meu planejamento de fazer todas as atrações por bairro, o motivo foi que filas grandes nas entrada das mesquitas me forçaram a mudar. Não foi possível fazer a Mesquita Azul e Santa Sofia no mesmo dia.
Atenção aos horários das rezas‑ as mesquitas fecham por 40 min. O guia sabe os horários certos e assim não perde tempo. Os horários mudam todos os dias, já são determinados pelo horário de nascer e por do sol‑ por isso tem que checar sempre.
Nº 5
5‑ Entenda Istambul Lado Europeu
Uma cidade transcontinental‑ parte localizada na Europa e outra na Ásia, cortada e dividida pelo Estreito de Bósforo. LADO EUROPEU/ LADO ASIÁTICO Istambul é dividida por DISTRITOS Cada distrito tem seus bairros Distritos e seus respectivos bairros: LADO EUROPEU 👉🏼 Beyoglu ‑ toda região nova de Istambul‑ acima do Corno de Ouro (estreito de água que divide o lado Europeu em 2 regiões: a moderna, Beyoglu e a antiga‑Fatih) ‑Bairros em Beyoglu: ‑Taksin‑ região populares é o centro da cidade moderna‑ onde está a praça Taksim muito famosa por abrigar passeatas e manifestações, não é uma parte muito bonita, mas repleta de opções de restaurantes e lojas mais populares. Também é bem ligada pelo transporte público. ‑Galata‑ próximo a Torre Galata. O bairro é delicioso, muito charmoso e repleto de cafés descolados, restaurantes e bares na calçada. A noite é possível curtir tudo a pé por suas ruas estreitas de paralelepípedo. Um bairro jovem, descolado e muito bem localizado! Se tiver que apontar algum ponto negativo é ter que subir uma ladeira para chegar, mas achei bem tranquilo para caminhar. ‑Karakoy: divisa da Europa com a Asia, é um bairro antigo, alternativo, moderno descolado, uma vila Madalena, localizado zona Costeira que começa na margem do corno de ouro, o bairro ficou abandonado por anos e agora vem sendo restaurado. Repleto de grafites com variedade de bares e restaurantes. Costuma ser uma região bem movimentada e vc encontra hotéis com valores mais acessíveis.
Nº 6
.
👉🏼Fatih‑ é a parte antiga‑ bem turística‑ onde estão as principais atrações como Santa Sofia e Mesquita Azul Bairros em Fathie: ‑Sultanahmet‑ Centro Histórico, a antiga Constantinopla murada! Muitos escolhem essa região devido a proximidade aos pontos turísticos, dependendo do hotel que escolher, vai poder fazer muitas atrações a pé! Essa é a principal vantagem de ficar hospedado aqui. Porém é uma região é MUITO turística, e penso que perde muito no quesito experiência, não dá para sentir Istambul se hospedando nessa região! Aqui estão muitas das principais atrações: Mesquita Azul, Santa Sofia, Topkapi. Tentador na hora de escolher seu hotel! Mas não é um lugar gostoso de ficar! A noite o movimento vai embora e as ruas ficam desertas. Não indico a hospedagem no centro histórico. ‑ Eminönü‑ coladinho ao bairro Sultanahmet, se estende da ponte de Galata até a ponte de Atatürk. Se trata de um bairro vibrante, muito movimentado, onde os barcos desembocam os passageiros do terminal de balsas, perto do Grand Bazar, Bazar de Especiarias e Mesquita de Süleymaniye 👉🏼Sisli‑ ao norte da praça Taksim, Região moderna e uma das mais luxuosas da “cidade nova”, menos turística com muitas opções de restaurantes que são frequentados em sua maioria por moradores locais. Bairros em Sisli: ‑Nisantasi‑ bairro onde nos hospedamos , É um bairro sofisticado, com uma atmosfera bem gostosa. podemos compara‑lo com o Bairro Jardins em São Paulo e está a menos de 2Km da praça Taksim. As ruas Tesvikiye, Valikonago, Abid Ipekci e Rumeli são repletas de lojas internacionais e restaurantes sofisticados.
Nº 7
.
👉🏼Besiktas‑ distrito que se estende sempre a beira do Bósforo é uma região muito elegante e rica de Istambul. Os hotéis a beira do Bósforo tem vistas belíssimas. Alguns dos melhores hotéis estão aqui! Atenção ao bairro que fará toda diferença no deslocamento‑ essa região tem um trânsito complicado
* Bairros em Besiktas: ‑Besiktas‑ leva o mesmo nome do distrito só para confundir a gente! Rs localizado à margem do Rio Bósforo. Esse bairro tem uma localização excelente, a uma curta caminhada de Taksin. Aqui está o palácio de Dolmabahçe.
‑Ortakoy: ao lado de Besiktas, mais afastado do centro, aqui está localizado um dos cartões postais de Istambul‑ a ponte do Bósforo e também a linda Mesquita de Ortakoy a beira mar. Excelentes hotéis a beira mar estão neste bairro! Como o Mandarim Oriental. O bairro é bem gostoso e tem um centrinho movimentado a noite. Muitos restaurantes bons. Só não entrou na minha lista de melhores lugares para se hospedar por causa do trânsito ABSURDO!
A ponto de descer do táxi e ir a pé! É uma avenida única, mão dupla e para tudo mesmo! Não tem por onde escapar.
Nº 8
.
Lado Asiático incorporada a Istambul no Século XVIII Longe do centro histórico, é no lado asiático que a vida comum de Istambul acontece. AMEI o lado Asiático! Achei a melhor parte da cidade! Permite conexão com a vida real dos moradores.
A Nova e impressionante Mesquita Camlica, inaugurada em 2019, é hoje a maior Mesquita da Turquia e tem colocado o lado Asiático cada vez mais na rota dos turistas. E quem reserva um dia de passeio para conhecer esse lado menos turístico, não se decepciona! Muito pelo contrário! Toda parte Asiática é repleta de restaurantes a beira mar‑ é sem dúvida o melhor lugar para assistir a um belo por do sol, com a cidade de Istambul ao fundo. Como chegar? É possível pegar um ferry em direção a Kadikoy que parte próximo à Santa Sofia e ponte Galata, você compra os ingressos em máquinas espalhadas no píer. Da para se hospedar no Lado Asiático? Não é indicado se for a primeira viagem a Istambul, ou se o foco for realmente a parte turística, a distância + trânsito inviabiliza a hospedagem aqui. Mas, se você já conhece bem a cidade e quer ter uma experiência diferente e autêntica, vale muito Os distritos Lado Asiático: 👉🏼Kadikoy‑ explore o mercado de peixes, lojas especializadas em ervas, muitos cafés e restaurantes.
Bairro: Hatdarpas ‑ situado às margens de Mármara, visite a famosa estação de trem Haydarpasa e também a famosa rua ‑Bagdat Caddesi paralelo ao mar Mármara, é a “Istikal” do lado europeu.
👉🏼Uskudar‑ bairro bem conservador, aqui você encontra o palácio Beyletbeyi e a Mesquita Mihrimah Sultan.
👉🏼Moda, conhecido como distrito dos Ateliers, repleta de lojas de arte, bares descolados e vistas panorâmicas do Mar Mármara. Frequentado por estudados e galera cool. A noite restaurantes badalados lotam.
Nº 9
Dica roteiro Lado Asiatico
Reserve um dia para explorar o lado Asiatico.
Comece com um café no Mistanbul Hanci café para admirar a ponte do Bósforo e pescadores.
Depois pegue a rua Makimiyeti Millie Cadeesi caminhando bairro a dentro Passeie pelo movimentado Kadikoy Fruit Market Se perca pelo bairro Moda Promanade Almoce em Uskudar,em algum restaurante tradicional Siga para a Mesquita Camlica Siga para para o pitoresco parque Otagtep, onde os moradores passam o dia. Finalize o dia em Kalnluca, ates de retornar ao lado Europeu
Nº 10
6‑ Onde se Hospedar?
A cidade é bem grande, independente do ponto que escolher para sua hospedagem, não existe nenhum lugar onde você conseguirá fazer tudo a pé! Em algum momento terá que usar carro para se locomover. Muitas dicas de hospedagem misturam os nomes dos distritos com bairros e isso pode nos induzir ao erro na hora de escolher o hotel! Por isso leia o texto/ entenda Istambul acima para compreender melhor! O texto é grande, mas ajuda bastante. Primeiramente vale esclarecer que para quem vai fazer os principais passeios turísticos em Istambul o lado Europeu é o mais indicado devido sua proximidade aos pontos turísticos e facilidade de transporte. Primeira vez em istambul e não quer errar na localização: escolha algum hotel em ‑Galata! Próximo a torre (distrito Beyoglu) ‑Nisantasi‑ bairro onde nos hospedamos (distrito de Sisli) Dicas de hotéis por bairro: 👉🏼Galata: ‑ Gatala: Soho House @sohohouse ‑ DeCamondo Galata @DeCamondogalata ‑ Pera Palace ‑ hotel Museo cheio de história @perapalacehotel 👉🏼Nisantasi ‑ The St. Regis Istambul @stregisistanbul ‑ Hyatt Park @parkhyattistambul 👉🏼Besiktas e Ortakoy Não se importa em sacrificar a localização por um excelente hotel a beira do Bósforo: ‑ Ciragan Palace Kempinski @cpkempinsk ‑ Four Seasons Hotel Istambul ar the Bosphorus @fsistanbulcarres ‑ Mandarim Oriental Bosphorus ‑ esse é MUUUUITO longe @mo_istanbul
Nº 11
7‑Dicas de Restaurantes
Restaurantes para jantar (Tem que reservar com antecedência) ‑sunset grill & bar istanbul ‑ AMMMEIIIIII @sunsetgrillbar ‑Mikla. @miklarestaurant ‑Oligark (Ortakoy) @oligarkrestaurant Essa lista acima são os testados e aprovados! Rs outras excelentes opções são: ‑Indicaram um restaurante que fica no hotel Soho Hause, mas não conseguimos reserva ‑Sarniç ‑ na Cisterna Romana construída a mil anos no topo da colina‑ atrás do Santa Sofia @thesarnic ‑Balik‑ especializado em frutos do mar‑ em Karaköy a beira do Chifre de Ouro Para almoço quando estiver passeando pelo Grand Bazar vale a pena conhecer o tão famoso Nusr Et ‑ é um restaurante popular, com boa comida! São 3 unidades pela cidade, dentro do Grand Bazar é o mais tradicional . Dica de café: F’ROSÈS @frosesfloralcafe Um café bem fofo e instagramavel com doces sofisticados. Fica em Beşiktaş
Nº 12
8‑Por agência ou conta própria? Como se locomover?
Istambul é uma cidade segura para turistas. Indico organizar os Transfer e passeios principais, com algum guia ou agência local por dois motivos: ‑não depender 100% de táxi , já que é comum alguns golpes, nada muito grave, mas desagradável como cobrarem valores bem mais altos que o normal e desligarem o taxímetro no meio do caminho, principalmente se intransitivem parar, e vai parar! Eles não falam inglês, a gente agente fica sem ter o que fazer e refém dessas situações.
Obs: Não tem Uber em Istambul Tentei usar alguns apps locais de táxi, mas não consegui.
‑ o segundo motivo é que é sempre bom ter alguém que conheça a cidade, saiba os melhores horários de cada atracação para evitar longas filas e controlar nosso tempo, resultando em um dia proveitoso. Se tiver muitos dias e quiser fazer tudo por conta própria é possível, com muito planejamento e cuidados como: ‑Negocie sempre o valor da corrida antes de entrar no táxi e evite pegar carro na rua, dê preferência aos credenciados por hotéis. ‑Não é indicado de maneira alguma alugar carro, a não ser que queira arrumar uma baita dor de cabeça! O trânsito é caótico e não tem onde estacionar. Os valores dos aluguéis de automóveis são baixíssimos‑ Não caia nessa! Transporte público: não é tão fácil para nós turistas, já que a maioria não fala inglês, mas alguns bairros são muito bem conectados por tram, uma espécie de metrô de superfície. Como o trânsito da cidade é caótico, em horários de pico pode ser difícil entrar e sair, mas com planejamento e se informando bem dá para fazer, principalmente se tiver mais tempo na cidade. Todas as noites saímos de táxi para jantar, é bem tranquilo, mantendo sempre os cuidados citados acima.
Obs: leve sempre o cartão com o nome do hotel e o nome do endereço do destino anotado em um papel para facilitar a comunicação. E não ser levado para um local deferente.
Nº 13
9‑Com quem?
Fizemos uma viagem longa por todo o país, então organizei todos os transfers, passeios e voos internos daqui do Brasil, com uma agência local da Turquia. A dona é brasileira e mora lá, não tivemos nenhum problema. @segredosdaturquia Os hotéis, fechei por conta própria pelo Booking Com uma busca rápida aqui no Instagram é possível encontrar alguns guias ou concierges brasileiros que moram lá e oferecem essa organização de passeios e transporte . Conhecemos uma excelente que se chama @turquiabyaleturca
Nº 14
10‑Principais Atrações:
👉🏼 Santa Sofia Símbolo de Istambul e riquíssima em história. É um dos maiores exemplos da arquitetura Bizantina Construída no mandato de Justiniano entre 532 e 537 d. C. para ser a Catedral de Constantinopla.
Se manteve como basílica até meados de 1451 ‑ com excessão do período de 1204‑ 1261‑ que foi convertida em Cátedral Romana.
Santa Sofia nasceu como basílica, da Igreja Ortodoxa, e seu nome significava Sabedoria de Deus. Se mantendo nessa função até 1451‑1481, período da queda de Constantinopla, quando foi transformada em Mesquita. A cruz do cume foi trocada pelo símbolo do Islã, e seus mosaicos e referência cristãs cobertas, com placas de bronze que exibem trecho do Alcorão. O altar foi desviado, bem pouco, pois ma Mesquita o mihrab, nicho central, está sempre voltado a meca.
E em 1934 a Mesquita foi transformada em museu E em 2020, voltou a ser uma mesquita. Ufa…por tudo isso ela está entre os locais históricos mais importantes e mais visitados do mundo.
Dentro deste monumento, o que mais impressiona é que podemos ver simultaneamente referências do cristianismo e do islamismo, podemos apreciar muito ouro , prata e os lindos mosaicos originais do século VI, com motivos florais e geométricos.
Localização: bairro de Sultanahmet
Nº 15
.
👉🏼Mesquita Azul Mesquita Azul ou Sultanahmet Camii é uma das mesquitas otomanas mais conhecidas de Istambul. Construída ao lado do hipódromo, numa localização privilegiada, podia ser vista de qualquer ponto da cidade. Construída entre 1.609 e 1.616 pelo Sultão Ahmed Ganhou esse nome “Mesquita azul” porque seu interior composto por mais de 23 mil azulejos azuis.
O seu maior diferencial foi construção de 6 minaretes (essas torres ao redor da cúpula) o que não é comum ( as mesquitas costumam ter 5 ‑ com excessão de Meca‑ cada minarete representa uma das 5 orações do dia.)
Localização: bairro de Sultanahmet
👉🏼 Hipódromo
Foi o centro esportivo e social de Constantinopla, a capital do Império Bizantino que no século V chegou a ser a maior cidade do mundo. Atualmente é uma praça chamada Sultanahmet Meydanı (Praça Sultão Ahmet) sobrevivendo unicamente alguns fragmentos da estrutura original como o Obelisco Egípcio, a Coluna Serpentina e a Fonte Alemã.
Localização: bairro de Sultanahmet 👉🏼Cisterna de Basílica‑ Yerebatan Saray Sob o chão do bairro Sultanahmet, existem galerias e túneis que serviam para armazenar água na época do império Bizantino.
Essa é a maior das dezenas construídas em Istambul com 366 colunas e capacidade para 30 milhões de litros.
A Cisterna foi cenário de filmes como From Russia with Love, James Bond, e Anjos e Demônios.
Localização: bem perto da Santa Sofia no bairro de Sultanahmet 👉🏼Mesquita de Süleymaniye É uma Mesquita imperial Otomano, Fundada pelo sultão Solimão, construída entre 1550 e 1557em cima da segunda colina de Istambul. Sua situação elevada faz dela uma das vistas mais conhecidas de Istambul Construída com a intenção de se tornar um contraponto à Santa Sofia.
Ganhou uma arquitetura mais simétrica é luminosa do que as mesquitas Otomanas. No dia a dia ela é bastante frequentada pelos moradores.
Localização: bairro Eminönü
Nº 16
.
👉🏼Palácio TopKapi Palácio medieval murado às margens do Bósforo e Corno de Ouro. Repleto de obras de arte além da vista espetacular para o mar. Abriga um dos Museus mais ricos do mundo.
Seu nome significa “Porta de Canhão” Construído por Maomé após a conquista de Constantinopla em 1453, ampliado pelo Suleiman, foi a residência dos Sultões durante séculos.
Ocupando uma área de 700.000 m2, com diversos salões, Mesquita, biblioteca, jardins e o famoso Harém.
É considerado um dos maiores do mundo. O palácio é espetacular. Reserve meio dia aqui se puder. 👉🏼 Palácio de Dolmabahçe Construído entre 1843‑ 1856 em estilo Europeu, pelo Sultão Abdülmecid para substituir o palácio de Topkapi, se tornando um dos mais glamurosos do mundo.
A intenção era justamente construir um palácio mais moderno, já que Topkapi era estilo medieval.
Muitos milhões, na época, foram usado em sua construção o que levou o governo otomano ao calote do império em 1875.
Ocupado pela primeranvez em 1856, seis sultões moraram ala até 1881.
Em 1881‑ O famoso Mustafa Kemal Ataturk, passou a residir no palácio quamdo decretou o fim do Califado, se tornando o primeiro presidente a morar lá, ele é o responsável por modernizar as leis de Istambul, transformando o país em um estado Laico. Viveu lá até o final de sua vida em 1938.
O palácio é grandioso, com 45.000 m2, a beira mar e tem a maior concentração de lustres Baccarat do mundo.
Você pode visitar as áreas públicas e também a área do harém, onde moravam. Compre o ingresso que de acesso às duas áreas.
São bem diferentes, a parte pública é extremamente glamurosa e cheia de luxo, o Harém, onde apenas os moradores entraram, eram bem simples.
Curiosidade: todos sobrepostos do palácio marcam 21h05, horário da morte do primeiro presidente da república do país, em homenagem a essa figura tão importante da história da Turquia.
Localização: bairro de Besiktas
Nº 17
.
👉🏼 Mesquita de Çamlica Camii A impressionante e bela Mesquita Çamlica foi inaugurada em março dr 2019 pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, abriga o miranete mais alto do mundo. Sua construção custou em trono de 110 milhões de dólares.
Hoje ela se tornou a maior Mesquita da Turquia e também o complexo mais moderno. Construída no topo da colina no lado Asiático ela pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.
É um local de culto, frequentado por moradores e tem ganhado cada vez mais destaque também no turismo graças a sua beleza.
Abriga o Museu das Civilizações Islâmicas.
Localização: bairro de Uskudar‑ Lado Europeu 👉🏼Balat O bairro simples é o lar das minorias de Istambul. Abriga judeus, gregos ortodoxos e ciganos.
Um dos mais antigos de Istambul repleto de casas coloridas em ruas estreias de paralelepípedos.
São edifícios históricos de madeira, muito fotografado por turistas.
Uma atmosfera diferente de tudo que já vimos na cidade O bairro hoje é repleto de cafés e restaurantes descolados, galerias de arte, mercearias, tudo misturado.
É um bairro para percorrer a pé.
O que ver: ‑Frener Greek Hight School‑ a mais antiga e prestigiada escola ortodoxa grega de Constantinopla ‑ Igreja São João Batista ‑igreja ortodoxa Búlgara‑ Stevi Stefan‑ uma igreja de ferro ao longo da Costa do Corno de Ouro. Essa igreja foi construída em tempo recorde de um mês , as peças vieram de Viena. ‑Sinagoga Yanbol ‑ Igreja Vaftizci Yahya‑ considerada uma das igrejas mais exclusivas do mundo ‑Igreja Armênia Gregoriana‑ Surp Resdagabet ‑Mesquita Ferruh Kethuda
Localização: bairro de Balat, próximo a Eminönü, ao longo do Corno de Ouro. 👉🏼 Fener Bairro colado a Balat, é um dos bairro gregos mais importantes de Istambul. O que ver: ‑ Kadir Hás University (Cibali) ‑ Museu Rezan Hás ‑ Igreja St. Stephens Bulgars ‑Museu Fethiye (mosaicos bizantinos) ‑Igreja Chora e muros Theodosianos‑ antigos muros da cidade de Constantinopla ‑Sinagoga Ahrida (precisa de autorização prévia para visitar) ‑Palácio Tekfur Sarayi
Nº 18
.
👉🏼 Torre Galata Essa torre medieval é um dos símbolos de Istabul está localizada no delicioso bairro que leva seu nome‑ Galata.
Uma bela obra genovesa, erguida em 1348, durante o império Bizantino , foi por muito tempo uma das construções mais alta da cidade com quase 67m de altura.
Sua primeira construção dizem ter sido de madeira em 528, feita pelos Bizantinos, muitos incêndios seguidos levaram a sua destruição em 1204. E depois reerguida ‑1348‑ a que conhecemos hoje, e se chamava Christea Turris‑ Torre de Cristo.
Com uma vista panorâmica de 360 graus da cidade, é sem dúvida a vista mais linda e permite entender a cidade como um todo, vendo todos os pontos turísticos lá de cima! Para subir tem elevador. 🙌🏼
É possível comprar ingresso na hora, em frente a torre.
Localização‑ bairro Galata‑ Beyoglu 👉🏼 Istiklal Caddesi Uma das ruas mais populares de Istambul, tem 3Km de extensão.
Inicialmente chamada de Rua Pera, teve seu nome alterado para Istiklal, que significa independência, depois que o país se transformou em uma República.
A Rua está na parte moderna da cidade e liga o bairro de Galata até Praça Taksim A praça Taksin é início da Rua Istiklal.
É possível caminhar de ponta a ponta a pé , demora 20 min, se preferir pode usar o bonde, a rua é repleta de lojas e restaurantes.
Mas vale dizer que é uma rua bem Turística. Cuidado com golpes que são comuns por aqui. Dica: depois de visistar a torre de Galata, caminhe a pé pela Istiklal até a Praça Taksim
Obs: não é permitido tráfego de veículos Localização: liga os bairros de Galata e Taksim 👉🏼 Praça Taksim Considerada a praça mais moderna de Istambul, seu nome significa Distribuição, antigamente aqui era centralizada toda distribuição de água para cidade de Istambul. Muito famosa por ter sido palco de diversas manifestações políticas.
No centro da praça está o monumento da República , criado pelo escultor italiano Pietro Canonica para comemorar o quinto aniversário da fundação da república da Turquia. Localização: bairro Taksin 👉🏼Palácio de Ihlamur‑ Erguido em 1839‑ 1869, esse palácio otomano era uma residência de verão dos Sultões, com lindos jardins. Hoje um museu. Localização : bairro Sisli
]Nº 19
11‑Mercados
👉🏼Grand Bazar Considerado o primeiro Shopping do mundo inauguração em 1461. São mais de 64 ruas, aproximadamente 5mil lojas e 22 portões de entrada, recebe em média 500 mil visitantes por dia 🙀 Você não leu errado!
Procure pelo portão 1, que é a entrada principal e mais importante, localizado na Mesquita de Nuruosma‑niye, tem um placa antiga com a data em que o Bazar foi construído.
Existe posto de controle policial em todas as entradas, mas não tem fila para entrar. Por lá você irá se perder entre as lojas que vendem de tudo: temperos, cerâmicas, joias, tapetes, doces turcos, etc. Negocie! Lembrando que os turcos dominada arte da negocião desde antes do Brasil ser descoberto, o que nos dá uma certa desvantagem! Rs
Por isso é importante te ter um guia junto para nos ajudar a não cair em roubadas nem em lojas de qualidade duvidosa.
Merece tempo para conhecer.
Dica: almoce no Nurs‑Et dentro do mercado Localização : Bairro de Eminönü‑ Fatih 👉🏼Mercado de Especiarias Conhecido como mercado Egípcio de Istambul, se destaca por ser o mais colorido e divertido.
É possível experimentar tudo, se tornando uma experiência sensorial fantástica.
Construído em 1664, como parte do complexo Yeni Camii‑ nova Mesquita No passado muitos produtos senhoriagem egípcias era conercializado por lá, já que o local era parada das caravanas da Rota da Seda.
É um mercado real, onde moradores locais vão para comprar produtos tópics como especiarias, nozes, doces e frutos.
Você encontra de tudo no mercado… lojas de joias, tapetes, etc, mas a grande maioria são de especiarias.
Localização: Bairro de Eminönü‑ Fatih Os dois mercados estao localizados no mesmo bairro, bem próximos entre si e perto da ponte Galata. A grande diferença entre os dois mercados é que o Grand Bazar é bem turístico, enquanto o mercado de especiarias é muito frequentado pelos moradores, mais autêntico.
Nº 20
12‑Passeio de barco pelo Bósforo
Não à toa é um dos programas mais desejados e imperdíveis de Istambul.
Inúmeras empresas oferecem o passeio, desde balsas gigantes até lanchas privativas que partem de diversos portos ao longo do Bósforo.
Evite barcos maiores. Porque fazer? O passeio é incrível, navegando pelo Bósforo conseguimos ter um bom entendimento da cidade, assim como na Torre de Galata (onde vemos a cidade do alto) absorvemos mais facilmente a historia quando entendemos sua geografia.
Percorrendo o Bósforo em suas águas carregadas de história, vamos da Europa a Asia em minutos sem nem perceber. Avistamos muitos pontos importantes ao logo da margem, além de mansões e palácios beira mar, ao mesmo tempo que apreciamos toda a beleza da cidade de outro ângulo.
A navegação também permite ver a cidade acontecendo na área não turística. Fizemos com a empresa : www.bosphorustour.com Foi Mara! Escolhemos o horário do por do sol‑ amamos Grupo pequeno em um iate extremante confortável. O passeio durou aproximadamente 2h30. O que você vai ver: ‑ A vista de cartão postal da cidade, quando avistamos do mar os bairros de Eminönü e Süleymaniye ‑ Ponte de Galata ‑ Beyoglu ‑Palácio de Dolmabahce ‑Mesquita de Ortakoy ‑ Palácio de Orkatoy ‑ Terminal de Ortakoy ‑ muitas mansões a beira mar ‑Ponde do Bósforo ‑ torre de Leandro ‑Castelo da Rumélia (Rumelihisari) ‑Lado asiático
Nº 21
13‑Informações importantes
‑Brasileiros não precisam de visto para turismo e pode permanecer até 90 dias no ano. ‑ passaporte com validade mínima de 6 meses considerando o dia da volta ‑Fuso horário +6hs ‑ Seguro viagem não é obrigatório, mas recomendado, lembrado que a Turquia não faz parte da comunidade Europeia.
Vacinas: a Turquia não exige nenhuma vacina no momento, mas é recomendado levar o certificado internacional de febre amarela ( me pediram, como sempre carrego comigo, não tive problema) e também o certificado internacional de COVID com todas as doses no idioma inglês. Cuidado com alguns golpes: ‑ taxista já explicado acima ‑ não de papo para pessoas simpáticas e comunicativas que o abordem ou convidem para tomar um chá ou bebida, levar a restaurantes, etc.. pode ser uma maneira de te forçar a dar dinheiro com ameaça e até força física. ‑ É proibido sair do país levando algum tipo de antiguidade, evite comprar objetos duvidosos. Na compra de tapete solicite um documento atestando que não se trata de antiguidade. ‑ É proibido o uso de drogas, punido com prisão ‑ É proibido beber na rua ‑ menor de 18 anos‑ proibido beber ou dirigir ‑ ande com pelo menos uma cópia do passaporte Ramadã Período de um mês, não tem data fixa, onde os muçulmanos praticam jejum. Evite viajar nesse período, muito restaurantes nem abrem. A Turquia é o único país muçulmano que é laico. A maior parte da população é muçulmana, principalmente em Istambul e cidades do interior. Por isso é indicado seguir algumas “regras” na hora de se vestir por questão de respeito Como não usar roupas muito justas, saias ou shorts curtos, regatas/tops. Visitei o país no verão é sempre me preocupo com a vestimenta. Ao contrário do Egito, por exemplo, ninguém vai ficar te olhando, ou mexendo com vc! eles estão bem costumados com a cultura ocidental. Mas vale o respeito sempre em qualquer lugar!
Nos bairros menos turísticos vale se preocupar mais com a roupa! Restrição de roupas apenas para entrar nas mesquitas, se estiver com roupa desapropriada na entrada eles emprestam saias longas ou espécies de burcas e lenços para se cobrir.
Nº 22
Moeda
A moeda da Turquia é a Lira Turca Conversão Em jul 2022: 1 dólar‑ 18 liras turcas Qual moeda levar: Você pede levar Dólar ou Euro e não terá dificuldade para trocar.
É possível pagar os muitos estabelecimentos com Dólar ou Euro . Os restaurantes fazem a conversão e sentimos tanta diferença em relação a casas de câmbio.
Cartão de crédito é aceito em qualquer lugar. O Wise também pode ser uma boa opção
Nº 23
Newsletter
Commentaires