Que tal conhecer a cidade Medieval mais intacta da Europa?
Dicas de Tallinn ‑ Estônia
__
Nº 1
Tallinn‑ Capital da Estônia
Quer viajar no tempo para uma cidade medieval, considerada a mais bem preservada da Europa?
Se sua resposta for sim, certamente você irá se encantar com essa capital. É certo que a Estônia não costuma estar na lista de desejos turísticos da maioria dos brasileiros, mas, em uma incrível viagem para Europa Escandinávia ,tive a oportunidade de conhecer e me apaixonei.
Vou contar um pouquinho sobre minha rápida passagem pela terra dos Vikings.
Nº 2
Onde fica?
Tallinn, capital da Estônia, está localizada no Nordeste da Europa e faz parte dos países Bálticos. Ao norte está limitada pelo Golfo da Finlândia, a leste com a Rússia, ao Sul com a Letónia e a oeste com o mar Báltico.
Nº 3
Como Chegar?
Voo: O aeroporto de Tallinn recebe voos de várias capitais Europeias. Companhias como Estônia Air, Lufthansa, Turkish airlines, Vueling, Easyjet, Air Baltic, entre outras são algumas dessas opções.
Não temos opções direto do Brasil.
Carro: para quem estiver fazendo uma viagem de carro pela a Europa Báltica e Escandinávia, terá fácil acesso pelas rodovias.
Ferry: Partindo de Helsinque na Finlândia, é possível chegar a Tallinn de Ferry em uma viagem de 2 a 4 horas. (mais indicado durante o verão, quando o mar costuma estar tranquilo‑ Existem duas opções: o ferry normal ou o rápido.)
De outros pontos da Europa como Estocolmo, e Rússia também existe a opção de ferry, porém as viagens serão mais longas. ( de Estocolmo por exemplo serão 15 horas) Trem‑ afinal estamos na Europa, e essa sempre será uma boa opção de transporte.
Além dos Navios de Cruzeiro, que fazem a rota dos países Nórdicos.
Nº 4
A Cidade de Tallinn
Tallinn é um local que dispensa roteiros.
A cidade antiga é pequena, e a melhor forma de conhecê‑la é caminhar sem destino pelo centro Histórico chamado Vanalinn.
Sem pressa, caminhando e sentindo o lugar, você encontrará os principais pontos desta cidade murada. Não espere grandes monumentos, aqui a história está no contexto. A minha sensação foi um misto de volta no tempo com sofisticação e modernidade. Ohhhh povo bonito, bem arrumado, sofisticado, tudo lindo, organizado. Parece que estamos em um filme Medieval de primeiro mundo.
Impossível não descrever esse lugar de uma forma romântica. Quem for, me entenderá. A cidade medieval, mais bem preservada da Europa e designada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO é um museu a céu aberto que está preservada de forma impecável , mesmo após tantos conflitos na região.
Sem dúvida o ponto alto da viagem é se perder pela cidade antiga sem planejamento, curtir as mesas ao ar livre dos cafés e charmosos restaurantes, e perceber, de repente, que está em frente a algum ponto especial... bem ali na sua frente, se deparar com pessoas vestidas com roupas típicas, feiras de artesanatos, que vendem objetos incríveis de vidro, aço distorcido, etc.
Não precisa procurar muito para encontrar, eles irão aparecer despretensiosamente e você certamente irá se encantar.
Claro que vou explicar tudo o que eu eu tive a oportunidade de ver, tentar descrever os pontos importantes, mas não se esqueça dos parágrafos acima!
Vá sem pressa, sem procurar e se encante aos poucos com tudo que irei descrever daqui para frente!
Nº 5
O que fazer?
Os principais atrativos estão na cidade velha, ou próximo a ela! Old Town A cidade antiga chamada Vanalinn é dividida em parte baixa e parte alta ‑ Toompea, cercada por muralha e dezenas de torres.
É possível perceber que existia uma separação entre a cidade alta ‑ destinada aos aristocratas da parte baixa onde viviam os mais pobres. Portões com imensos cadeados estão presentes em algumas escadarias que ligam os dois pontos.
Nº 6
Old Town‑ principais atrações:
A entrada para Vanalinn se dá por alguns portões, os dois mais famosos são: ‑Portão Viru Gate É o principal para entrada na cidade. Fica na parte mais baixa da muralha. Portão Fat Margaret‑ o mais lindo! Certamente você se sentirá em um filme, assim como eu.
Passando por qualquer um deles, estaremos na parte baixa, caminhe por suas ruelas e becos em paralelepípedos, com arquitetura encantadora e casas coloridas do séc XIV que formam um cenário único e harmonioso.
Muitas lojas vendem produtos locais por essas ruas estreitas. Da vontade de entrar em todas elas e fotografar tudo o que vemos pela frente.
Nº 7
.
Muralha e torres de defesa
A Muralha cercava toda a cidade, com altura que variava de 14 a 16 metros de altura, 3 metros de espessura e falam que existiam entre 46 e 60 torres, esse número não ficou claro para mim, muitas informações são desencontradas sobre isso.
Hoje estão de pé 20 torres e 1,9km de muralha. E podem ser visitadas. Muitas torres funcionam como museus e podem ser visitadas. São elas: .Fat Margaret's Tower‑ museu maritimo .Epping Tower‑ mostra como a torre era antigamente. .Koismae Tower‑ para apreciar a vista‑ precisa de agendamento .Torres Nunna, Sauna e Kudjala, as mais antigas e aberta para visitação das 11 as 16hs. . Hellemann Tower e Town Wall‑ tem uma exposição de arte e também é possível passear no topo da muralha .Maiden's tower‑ onde está o Neitsitorn muuseum e abriga um café.
Nº 8
.
Praça Principal: Raekoja Plats/ Town Hall Square Durante a caminhada certamente você chegará a praça principal: o coração de Tallinn, Raekoja Plats, uma típica praça medieval,animada, onde se concentram diversos restaurantes, cafés e também o prédio da prefeitura. Ótima pausa para almoço, muitos restaurante temáticos, com boa comida e preços salgados, as opções são muitas. Uma feira de artesanato acontece aqui.
A farmácia Raepteek, mais antiga da Europa está localizada nesta praça.Foi inaugurada em 1422.
Vale seguir por um caminho , próximo ao restaurante Balthazar, se chama Saiakan, um cantinho fofo, cruzamento principais do centro histórico.
Nº 9
.
Prédio da Prefeitura ‑Igreja Oleviste: Próxima a Praça Raekoja, sua torre tem 159 metros de altura, uma escadaria leva ao topo, para se ter uma bela vista da cidade, uma taxa de cerca de 5 euros é cobrado para quem animar chegar lá em cima. ‑Catedral Alexandre Nevsky Localizada na parte alta. Caminhando pelo centro histórico você vai se deparar com escadarias, que levam a diferentes níveis da cidade, vá subindo e caminhe até ela ‑ não deixe de visitá‑la!
Uma edificação belíssima em estilo neobizantino‑ construída em 1900, quando a Estônia fazia parte do império Russo. Após a conquista da independência da Estônia, ela quase foi demolida, mas pelo bem maior da história, está de pé por enquanto, para nossa alegria.
Nº 10
.
Castelo de Toompea‑
Localizado em frente a Catedral Alexander Nevsky, na parte central de Tallinn, hoje é a sede do Parlamento da Estônia, tem uma bela fachada Barroca. Torre Pink Herman‑ Uma torre do Castelo Toompea, na muralha defensiva que tem uma das torres mais altas, onde podemos subir 250 degraus para ter uma bela vista. ‑Catedral de Santa Maria/ Dome Church Também na parte alta, em uma pequena praça, está a Catedral de Santa Maria, Igreja Luterana também chamada de Toomkirik, que representa o período de domínio Alemão. Muitos nobres foram enterrados em seu interior. Ela fica aberta para visitação. É considerada uma das atrações mais importantes.
É possível subir em sua torre e ter uma bela vistas, por 5 Euros.
Abre de terça a domingo das 10 às 16hs.
Nº 11
.
Mirantes Existem 3 pontos na parte alta onde podemos apreciar lindas vistas da cidade: Piiskopi, Patkuli e Kohtuotsa. Pergunte a localização nas lojas e cafés, caso tenha alguma dificuldade de encontrar e siga até eles. As paisagens compensam. ‑St. Catherine's Passage Esse ponto eu não encontrei! Mas pelas fotos que vi, vale a pena, é uma das passagens mais famosas, bem pitoresca, fica escondida, liga a Rua Vene e Muurivahe. Para encontrá‑la se informe nas lojas e cafés locais.
Nº 12
Dicas:
‑Tower's Square ou Tornide Valjak Um ponto perfeito para ter a vista das muralhas, fica ao lado de fora, com lindo jardim ‑Para quem quer um linda foto: um ponto ideal é atrás das muralhas do jardim dinamar marques, também ao lado de fora. ‑Existe um ponto de apoio ao turista, ao lado da Tower Hall, mapas gratuitos estão disponíveis.
Nº 13
Como se locomover?
No centro Histórico: a pé! tudo é perto.
Caso tenha mais tempo para conhecer a parte moderna da cidade ou tenha a intenção de percorrer os países Bálticos, vale a pena alugar um carro.
Nº 14
Quando ir?
Melhor época é na primavera e verão‑ quando os dias são mais longos e a temperatura mais agradável. Porém é período mais chuvoso.
Estive no mês de Julho ‑ foi ótimo.
No inverno faz muito frio, e os dias são curtos, caminhar nessas condições pode ser difícil, mas será recompensado pelos lindo cenário da cidade com neve.
Nº 15
Como é a cidade fora das muralhas?
Se na Parte histórica tudo é mantido como antigamente, a parte nova é super moderna e bem organizada. Considerada uma das cidades mais conectadas do mundo, tem um número gigante de Startups.
Vi pouca coisa da cidade nova, por falta de tempo, mas tem seus atrativos: ‑KGB Prison Cells: local onde ficava uma das prisões de KGB, o serviço secreto Russo ‑Hotel Viru and the KGB‑ era o escritório secreto da KGB, que funciona no ultimo andar do hotel. ‑Balti Jaam‑ Mercado tradicional, próximo a estação de caminhos de ferro. Um galpão de vários andares, onde pode‑se encontrar desde frutas até roupas e objetos antigos. Bem indicado para uma experiencia autentica. TellisKivi ‑ um bairro Hipster de Tallinn, com design moderno, localizado em uma antigo complexo industrial próximo a cidade velha, é o maior centro empresarial criativo econômico da Estônia.
Nº 16
.
Palácio Kadriorg‑ este palácio é um pedaço da Rússia na Estónia, foi construído por Pedro o Grande para sua esposa Catherine, com salas belíssimas, funciona como museu de Arte Kadriorg com pinturas do século XVI ao SÉC XX, a área externa também é impressionante com seus belos jardins.
‑Shopping Viru Keskus, ele é ligado ao hotel Sokos Viru. Se tiver a necessidade de realizar compras ele é uma boa opção.
Solaris‑ muitas opções de restaurantes O que é?
Torre de TV / Tallinna Teletorn‑ 314 metros de altura. O Deck de observação está a 170 metros e em dias limpos é possível enxergar até a Finlândia, o melhor horário para ir é durante o pôr do sol.
Nº 17
.
‑Museu Lennusadam, Seaplane Harbour Um museu marítimo , inaugurado em 2012. Fica mais afastado do centro histórico, localizado no porto de aviões de Tallinn, optamos por ir caminhando, a beira do Mar báltico, para conhecer um pouco da cidade fora das muralhas.
É um lugar muito seguro e fizemos um bom passeio até chegar nele.
O Museu é um Hangar, construído entre 1916 e 1917, fazia parte de uma fortaleza de defesa da cidade.
Dentro, a modernidade chama a atenção, podemos ver diversos barcos de madeira, barcos a vela, jogos de videogame, simuladores. A principal atração é o Submarino Lembit, que sobreviveu a segunda guerra mundial e pode ser visitado por dentro.
O museu é pequeno e nossa visita demorou umas duas horas.
Nº 18
Praias?
Simmmm, Tallinn tem praia, não tive a oportunidade de ir, e também confesso que a temperatura mesmo no verão, é baixa para meus padrões! Rs mas caso esteja passando um período mais longo por lá e o calor apertar, pode ser um bom refresco . Mas entrar no mar... apenas para os fortes! Rs Não espere nada de extraordinário neste quesito!
Pesquisei sobre elas para os interessados.
As praias costumam ter uma boa estrutura, como quadras de vôlei, restaurantes, banheiros etc e são cercadas por muitas árvores.
As praias são: ‑Pikakari Beach, muitos navios passam por ela, e formam ondas. ‑Stroomi Beach‑ otimo para familias. Popular para piqueniques. ‑Pirita Beach‑ a mais famosa com águas rasas e restaurantes de frente ao mar. ‑ Kakumae Beach‑ opção mais distante e pelo que entendi, mais vazia, mas também com infraestrutura. ‑ Harku (Lake) Beach‑ única praia às margens de um lago, é raso e parece que a água é morna. ‑Haabneeme Beach: faixa tranquila de areia . Fica a 5km de Pirita., para quem procura mais espaço.
Nº 19
Quanto tempo ficar?
Eu fiquei apenas 1 dia, foi pouco tempo. Concentrei em conhecer o centro histórico e consegui ir ao museu Seaplane Harbour. Mas… fiquei curiosa em ver a parte moderna da cidade, o que não foi possível. Roteiros: Tallinn é encantadora e merece dois ou três dias inteiros. Dia 1‑ Old Town, se quiser percorrer tranquilamente pelos museus, considere dois dias. Dia 2‑ para realizar os passeios fora da muralha.
Nº 20
Hotéis
A melhor localização é dentro do centro Histórico! Hotel Savoy Boutique by TallinnHotels Uma das Melhores opções, sofisticado e muito bem avaliado. The Three Sisters Boutique Hotel Uma opção fofa e luxuosa, este hotel está dentro de uma "casa"colorida , uma aruitetura bem tradicional da região. St. Petersbourg hotel: um hotel bem sofisticado, no inverno tem pista de Ski em frente. My City Hotel; um bom hotel 4 estrelas dentro do centro histórico
Nº 21
Informações Importantes
Documentos necessários: - Passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a data de retorno e pelo menos duas páginas em branco. - Comprovantes de hospedagem - Comprovações financeiras - Passagem de retorno - Brasileiros não precisam de visto, porém a partir de 2021 precisarão de autorização de viagem (ETIAS) ‑ formulário Online , que vai custar 7 Euros e (abaixo de 18 anos e acima de 70, será gratuito) e terá validade de 3 anos. Para ter acesso ao formulario entre aqui: https://www.etiaseu.com.br - Seguro saude internacional com cobertura minima de 30 mil euros. - Passagem de retorno‑ pode ser exigido sua apresentação, tenha impresso. - Vacina contra febre amarela ‑ Sim é obrigatória. - Comprovante de hospedagem‑ pode ser exigido sua apresentação‑ tenha impresso. - Comprovações financeiras: Dinheiro em espécie e extratos de cartões de crédito e saldo em conta corrente são comprovantes. Demais informações: Moeda: Euro Fuso horário: 5 horas a frente de Brasília Voltagem da tomada 220W idioma: A língua oficial é Estoniano. 66% da população fala Russo e 46% Inglês.
Nº 22
Curiosidades
Desde 2013 o transporte público é gratuito para os residentes Wi‑Fi é disponivel por todo país.
Eleição via internet; o primeiro país a utilizar a internet para votaçãp politica. Tallin é a cidade Medieval mais intacta da Europa.
É o país menos religioso do mundo. Apenas 16% afirmam ter alguma religião. No mês de julho, verão o país têm até 19 horas de luz por dia, um fenômeno conhecido como noites brancas.
No inverno as temperaturas chegam a ‑20 C. A média de tempo para fazer a declaração de renda é de 3 min no país. 99% do serviço do estado está disponível online. O país tem mais de 2000 ilhas. Programação, tecnologia e robótica são ensinados desde o ensino médio nas escolas. Isso é o que chamamos de primeiro mundo né?
Gostaram de Tallinn na Estônia?
Comments