A Grécia provoca suspiros, o sonho de viagem de muita gente, guarda muito romantismo e sofisticação, além de praias paradisíacas, ilhas descoladas, boa comida, gente bonita, casinhas brancas e como se não bastasse é o berço da civilização ocidental, repleta de templos grandiosos e uma riquíssima história da nossa humanidade! o mix perfeito!
Nº 1 1‑ Quando ir? No verão! Os melhores meses são de junho a setembro Sendo que julho e agosto são a altíssima temporada, tudo lotado. E fora desse periodo. Como é? As temperaturas caem bastante Na Primavera, fica em torno de 21C, e não chove muito, quanto mais perto do verão melhor, mas não espere aquele calor gostoso para entrar no mar. Outono e inverno não é indicado para quem quer curtir praia, o faz bastante frio ,venta, além de ser o período das chuvas ‑ temperaturas oscilam entre 6 e 14.
Nº 2
2‑ Quanto tempo ficar?
Vai por mim… quanto mais melhor! Rs No mínimo 15. Tem muita coisa para conhecer! Fiquei 24 dias no total dividido em 5 bases diferentes. Separe no mínimo 4 dias inteiros para cada ilha. Mykonos em especial indico mínimo de 6 ou 7 dias. Quanto mais tempo tiver, principalmente para fazer mais de uma ilha, melhor! Para relaxar e curtir, ao invés de ficar correndo de um lugar ao outro! No meu roteiro deixei dois dias para Atenas‑ tempo suficiente para conhecer os pontos principais, mas pouco tempo para de fato curtir essa capital alucinante.
Nº 3
3‑ Definir o roteiro:
Escolher o que visitar não é simples em meio a tantas opções. Essa é uma das maiores dificuldades quando escolhemos visitar a Grécia, como escolher as ilhas que vamos conhecer e principalmente como se locomover de uma para outra. Coloque no papel quais os locais mais deseja! Foi assim que comecei! Minha lista era enorme! Atenas‑ a capital que fica no continente não podia ficar de fora. Como ir para Grécia e não conhecer Atenas? Impossível! Uma riqueza histórica tremenda. Mas também tinha Meteora, Olímpia, Delfos (essas 3 tb no continente) além de umas 20 ilhas ‑ Doce ilusão. Conversei com uma conhecida que mora por lá, e mandei todos os lugares que queria visitar ‑ a resposta veio com uma pergunta bem simples: ‑“você pretende morar por aqui? “ kkkkk e colocou meus pés no chão: “ Me explicou sobre os difíceis deslocamentos entre as ilhas‑ que é o que complica a vida do viajante, mesmo dos mais experientes. Descobrir as rotas dos ferrys não é tão simples. Vou explicar sobre este capítulo à parte! Rs
Nº 4
Como escolher As ilhas
As ilhas são divididas em 7 grupos, totalizando quase seis mil, sendo 227 habitadas. Os grupos principais, mais conhecidas são as ilhas Cyclades e Jônicas. O que complica qualquer roteiro na Grécia é visitar ilhas de diferentes grupos. Então, sempre que possível, de preferência por ilhas próximas, os deslocamentos entre elas será muito mais fácil, caso contrário, mudar de arquipélago resulta em um tempo de deslocamento maior, com conexão obrigatória em Atenas, seja por avião ou ferry. 👆🏼Este ponto ajuda a filtrar a sua lista ‑Pesquise sobre as ilhas, não são todas iguais e saiba o que quer ver: casinhas brancas, praias paradisíacas, festas, sossego… ‑Leve também em consideração o TEMPO: se tiver 10 dias ou menos, escolha apenas ilhas do mesmo arquipélago Se tiver 15/20 dias‑ dá para fazer dois arquipélagos: mas tenha ciência que o dia de deslocamento será perdido.
Nº 5
Os 7 grupos de ilhas são:
ilhas Cíclades ‑são as mais próximas à Grécia continental, contempla o grupo mais famoso das ilhas gregas. Aqui estão Mykonos, Santorini, Milos, Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Delos, Paros, Ios, Kea, Kimolos, Kythinos,, Serifos, Sikinos, Sifnos, Syros, Tinos, Folegrandos, Naxos, Donoussa, Irakleia, Koufonissia, Schinoussa, entre outras ilhas Jonicas: próximas à Itália, espalhadas ao longo da costa oeste da Grécia Central, tem um clima temperado, águas do mar profundas e frescas, montanhas e vegetação exuberante. Aqui está a famosa Zakyntos, Itaki, Kerkyra (Corfu), Cefalônia, Paxoi, Lefkada, Antipaxi, Erikousa, Mathraki, Othoni, Meganisi, Othoni, Scorpios e ilhostas desertas Strofades. Creta‑ é a maior ilha da Grécia. Dívida em 4 prefeituras: Chania, Rethymno, Irakilon, Agios NiKolaos. Ficam próximas De Creta as ilhas de Gavdos, Elafonissos, Trizonis. Ilhas de Argosarónico‑ próximas à Atenas, existe ligação de Ferry diariamente, a partir do Porto de Piraeus, então são facilmente acessível o ano todo. Aqui estão as ilhas Hydra, Salamis, Poros, Egina, Agkistri, Spetses, península de Methana. ilhas Espórades‑ no noroeste do Mar Egwu. Um destino alternativo e lindo. As ilhas são: Alonissos, Skiathos, Skopelos e Syros. Ilhas Dodecaneso, próxima à Turquia : Complexo de ilhas no sudeste do Mar Egeu, é o canto mais ensolarado da Grécia. Além de praias lindas você pode visitar importantes achados arqueológicos, monumentos bizantinos e medievais. Aqui estão Rodes, Astypalaia, Kalymmos, Karpathis, Leros, , Kos, Patmos, Symi, Tilos, Nisyros, Kasos, Kastelorizo, Lipsi, Chalki, Pserimos, Telendos, Lindos, Alimia, Arki, Agathonissi. Ilhas do Nordeste do Mar Egeu: próximo a costa da Ásia menor, no nordeste do Mar Egeu. Estão as ilhas de Ikaria, Samos, Lemnos, Lesvos, Quios, Tassos, Samotrácia, Ayios, Efstratio, Ayios Minas, Antipsara, Thymaina, Inousses, Samiopoula, Fournoi, Psara e Inouses. Perfeito para amantes da história medieval. Evia‑ a segunda maior ilha da Grécia. Duas pontes fazem a ligação dessa ilha com a parte continental. Uma moderna é suspensa e a mais velha deslizante, essa ligação é chamada de Sterea Ellada.
Nº 6
Afinal… qual é a sua ilha? são todas iguais?
Não! Ilhas Cíclades‑ o grupo mais famosos tem a típica arquitetura grega, com casinhas brancas e retos azuis, vielas de paralelepípedos e janelas floridas. São áridas e montanhosas, banhada por um mar cristalino. Aqui nad ilhas Cíclades que você encontra o cenário Grego que tanto vemos em fotos! Ilhas Jônicas‑ tem forte influência italiana, devido a sua localização, não tem casinhas brancas. Tem um clima temperado com vegetação. Praias paradisíacas. Uma das mais bonitas da Grécia fica neste arquipélago‑ Praia de Navagio em Zaquintos. Ilhas do Dodecaneso‑ caracterizadas por seus lugares históricos além de beleza natural. Tem boa infraestrutura turística e gastronomia. Creta‑ a maior ilha Grega, aqui o visitante pode ver vestígios de civilizações além de praias lindas. Precisa de pelo menos 10 dias para conhecer a maior parte da ilha!
Nº 7
Como circular entre as ilhas? 1‑ Ferry/ 2‑Avião
Existem duas maneiras de ir de uma ilha a outra‑ avião ou Ferry. O Ferry é uma opção excelente para ilhas próximas pertencentes ao mesmo arquipélago. Quando o deslocamento for maior‑ de preferência por voo. Lembrando que: sempre que mudar de arquipélago, terá obrigatoriamente que passar por Atenas! Seja de ferry ou avião. Um roteiro inteligente é montar o deslocamento de uma maneira que você passe apenas uma vez por Atenas, já que é grande a oferta de voos diretos de países da Europa para algumas ilhas gregas‑ (faça o voo “direto” na ida ou na volta)‑ compre passagem multi destinos neste caso. Eu usei os dois meios de transportes! Da maneira que expliquei acima. Sempre priorizando o menor tempo de deslocamento! Como definir a sequência das ilhas? Pelo ferry ou voos! Vou explicar tudo sobre Ferry Boat:
Nº 8
1‑ Ferry entre ilhas
Dica de ouro: sempre escolha o Ferry rápido! A diferença de tempo para o lento é enorme! A busca dos ferrys nos sites é feita pelo nome do Porto e não da ilha. Então pesquise e anote o nome de cada Porto e sua ilha correspondente‑ para complicar algumas ilhas têm mais de um porto. O calendário dos ferrys é lançado ano a ano, no verão existem mais rotas disponíveis, porém é difícil encontrar mapas com os trajetos e pontos de parada, por isso a minha dica aqui é olhar o mapa com a localização das ilhas e comprar os trechos pela proximidade entre elas. Não deixe para comprar os bilhetes do Ferry boat na hora. Os sites normalmente disponibilizam para venda com 30 dias de antecedência, vá acompanhando os sites e compre assim que abrir disponibilidade. ‑Chegue ao Porto com 2 horas de antecedência para os ferrys rápidos‑ leve o ticket da compra on‑line impresso no Guichê onde serão trocados pelo bilhete antes do embarque. Fiz a compra no site: Letsferry.com.en Pesquise também no Ferryhopper, Direct Ferries, Ferries In Greece, Ferries.gr Acho o site da Direct ferry o melhor já que tem em Português: directferries.pt As companhias mais usadas são: Blue Star Sea Jett Fast Ferries Golden Star Ferries Sabe o clássico Perrengue Chique.. aquela multidão subindo e descendo as rampas dos Ferrys, cada um carregando sua própria mala. Não importa a categoria do bilhete, todos entram e saem igualmente. Então… não leve mais do consiga carregar! Para deslocamentos longos de ferry‑ 7 ou 8 horas‑ considere avião!
Nº 9
2‑Avião entre ilhas
Entre Atenas e as Ilhas é possível achar vôos low cost pela Easy Jet e a Ryan Air. As cias locais são a Olimpic Air e a Aegean Airlines, há duas menores que fazem vôos fretados e é claro, mais caros, a Sky Express e a Astra Airlines. Vale fazer a busca pelo Kayak, caso decida comprar a passagem por uma agência de viagem ‑ realize também a compra dos voos internos! Os voos internos podemos emitir com antecedência. Os trajetos que for fazer por Ferry, deixe anotado: data‑ local de saída e local de chegada (o nome do Porto)‑ para emitir quando abrir a disponibilidade no site!
Nº 10
Como chegar até a Grécia? Voo principal
Com tudo acima definido‑ período, quantos dias de viagem e quais ilhas visitar, podemos emitir o Voo principal! Não deixe para comprar o seu voo de última hora, os valores sobem muito, principalmente na alta temporada. Não existe voo direto do Brasil para nenhum destino Grego, é necessário ao menos uma parada no caminho. Busque um voo principal até alguma cidade da Europa, de onde partem voos para Grécia. Da Europa até a Grécia, temos boas opções para Atenas e muitas Cias voam diretamente às ilhas gregas como Mykonos, Santorini, Zakynthos e Creta , são empresas Low cost, com limitação de bagagem. Boa notícia: Você não precisa chegar e partir pela mesma ilha. pode chegar em Santorini e ir embora por Mikonos, por exemplo. A melhor opção que consegui foi pela Ibéria, porém com duas conexões, em Frankfurt e Roma. Por Roma, a gama de voos para Grécia são muitas, como já expliquei ‑ você pode escolher ir para Atenas ou diretamente a alguma ilha. Eu teria obrigatoriamente que passar por Atenas, na minha mudança de arquipélago. Se o seu roteiro também implicar nessa mudança, deixe para fazer Atenas durante essa "Conexão"
Nº 11
Reservar os hotéis
Datas definidas, ilhas escolhidas, e voo principal comprado, agora vem a parte que mais gosto!!!! SEMPRE PRIORIZO A LOCALIZAÇÃO! Escolho a melhor opção que cabe no meu bolso, dentro da melhor localização. Não adianta ficar em um hotel mil estrelas longe de tudo em uma ilha ou cidade onde você quer conhecer as coisas! Com lugares maravilhosos para ir. A Grécia é um destino que saíamos de manhã do hotel e só voltávamos depois do por do sol! Que por lá, no verão… só acontece após as 21hs! Chegávamos correndo para tomar banho e sair para jantar! Cada restaurante maravilhoso! Enfim… usamos o hotel só para dormir! Se em algum momento quiser aproveitar um hotel luxuoso‑ ou tem um sonho de conhecer algum em especial‑ dívida a hospedagem! E deixe uns dias de descanso para desfrutar do hotel! É uma maneira inteligente de organizar! Na maior parte das ilhas, o hotel terá pouca importância na sua viagem. O que vale mesmo é a localização! Claro que quanto maior o conforto, melhor… mas hotéis com bom custo benefício funcionam bem! A única excessão a isso é na Ilha de Santorini. Onde o hotel fará muita diferença na sua experiência. Deixe para gastar mais nela, caso pretenda passar por lá! Vou fazer guia sobre as ilhas que visitei, e explicarei a melhor localização de cada uma para se hospedar, incluindo dicas de hotéis! Reservo pelo Booking.com ou Hotei.com ‑ Priorizo opções com cancelamento gratuito
Nº 12
Como circular nas ilhas? Carro é a melhor opção
Próxima etapa, realizar a locação do carro. Sempre reservo pelo site da Rentalcars. Em todos os aeroportos ou portos tem locadoras. Dica: alugue com bastante antecedência. O valor do aluguel é caro, mas como as ilhas são grandes, o carro é indispensável. Atenção: como a logística de deslocamento entre as ilhas implica em voo e ferrys, e não é possível emitir os bilhetes dos ferrys com muita antecedência, optei por alugar um carro em cada ilha‑ dessa maneira tive mais liberdade nesses deslocamentos! Não sei dizer qual Ferry entra carro e qual não entra, acho que dificulta muito mais o planejamento. Ainda mais no meu caso com mudança de arquipélago. Cuidado nessa logística de retirada e devolução no aeroporto ou Porto correto, muitas ilhas tem mais de um porto. Pesquise com paciência. Anote o Porto que escolheu para retirada e entrega do veículo alugado! Informação importante para emitir os bilhetes do Ferry corretamente. No geral as estradas são sinuosas e precisamos dirigir com cuidado. Em Zakhyntos, Milos e Mykonos usamos carro o tempo todo, as praias são distantes. E percorremos as ilhas de cabo a rabo. Se a ideia é curtir as festa de Mykonos e beber, pegue o contato de um taxista de confiança para ir e vir, e já deixe combinado os dias e horários, a ilha fica lotada e tem horas que conseguir um táxi é impossível. Custa caro, mais que o aluguel, porém neste caso, não tem outra opção. Quem quer curtir as festas deve saber que irá gastar mais com transporte ‑ óbvio que dirigir e beber não é permitido. Não indicamos o aluguel de quadriciclos nem moto em ilha nenhuma. As estradas são sinuosas com acidentes frequentes. Carro é a opção mais segura. Santorini, foi a ilha que menos usamos carro, como nos hospedamos em Oia, não precisamos nos deslocar tanto. Mesmo assim estar de carro ajudou muito na saída caótica do Porto de Santorini, e também para conhecer outros pontos da ilha que são bem distantes! Mas se a ideia for descansar em um incrível hotel, dá para abrir mão. Se for alugar escolha um hotel que tenha estacionamento, principalmente em Oia, estacionar por lá é complicadíssimo.
Nº 13
Comprar e imprimir bilhetes Ferry Boat
Última etapa da organização‑ comprar o bilhete do Ferry. As empresas de Ferry boat, não abrem a venda com muita distância da viagem. Normalmente você consegue comprar com 30 dias de antecedência! No meu caso, consegui uns 2 meses antes, foi a última coisa para resolver. Mas como já estava tudo organizado e definido, foi fácil. Entrei no site‑ busquei a data que precisava, local de partida/ chegada e comprei. Imprima esse comprovante para trocar pelo bilhete no dia! Não esqueça de separar e já deixar guardado junto com seus documentos e passaporte para não esquecer de levar! Caso aconteça algum problema nesta etapa‑ por exemplo‑ não tem ferry para a ilha que deseja na data que você tinha planejado‑ lembra da reserva do hotel com cancelando gratuito? Olha como é importante! Em últimos casos remaneje as datas dos hotéis! Durante o verão são pouquíssimas ilhas que não tem ferry diário. Apenas algumas muito pequenas como Symi pertencente ao arquipélago Dodecaneso, por exemplo, uma ilha minúscula. Vou colocar aqui novamente o site de compra e principais Cias de Ferry: site: Letsferry.com.en Pesquise também no Ferryhopper, Direct Ferries, Ferries In Greece, Ferries.gr As companhias mais usadas são: Blue Star Sea Jett Fast Ferries Golden Star Ferries
Nº 14
Demais informações:
‑Seguro de saúde é obrigatório para brasileiros ‑Não é necessário visto ‑Passaporte com validade superior a 6 meses. ‑Vacinas‑ na atual situação, vacina de COVID em inglês, a regra em relação a isso muda sempre, tem que pesquisar quando for realizar a viagem. ‑Carteira de motorista‑ li em muitos sites que eles exigem a carteira internacional PID. Os únicos países da Europa que exigem PID são Grécia, Itália e Áustria. Se não tiver, vá ao Detran pedir a emissão, que nada mais é que a versão da sua CNH traduzida em Inglês. Mas na prática, nenhuma locadora me pediu, aluguei todos os carros com a CNH brasileira sem problema. Mas… poderia ter ficado na maior roubada… então indico tirar, mesmo achando que na prática ninguém irá pedir! Mas se quiserem… podem exigir sim! ‑Compre um Chip de internet local‑ vai ajudar muito‑ impossível andar pelas ilhas e não se perder sem Waze! ‑ DICA IMPORTANTÍSSIMA: no aluguel do carro‑ informe pelo site da RentalCars o horário exato da retirada, caso atrase, entre no site e atualize. Eu coloquei um horário aleatório para a retirada em Mykonos, cheguei duas horas depois e simplesmente perdi a locação! Um baita stress, a ilha lotada, não tinha carro! Se vc atrasa eles alugam para outra pessoa! Consegui o dinheiro de volta graças a Rentalcars que foram excelentes! É o dono do hotel que me hospedei conseguiu um carro para eu alugar! Mas foi um baita stress, horas e horas brigando com a locadora local… para não passarem por isso… já sabem! A ilha lota, falta carro! Falta Taxi… falta tudo!
Nº 15
Meu roteiro
Consegui uma boa tarifa pela Ibéria. Mas com duas conexões, em Frankfurt e Roma. Em Roma pegamos um voo para Zakhyntos (ilha Jônica) onde passamos 5 noites de lá seguimos em um voo até Atenas, ficamos 3 noites. Daqui seguimos para as famosas ilhas Cíclades, decidimos por ir de avião direto de Atenas para Milos onde passamos 6 noites (o Ferry rápido que saia de Atenas até as ilhas Cíclades demorava muito em torno de 7hs e o voo apenas 45 min) De Milos seguimos para Santorini de Ferry, passamos 4 noites e seguimos novamente de ferry até Mykonos nossa última ilha, passamos 6 noites. Nosso roteiro ficou assim: Zakhyntos‑ 5 noites Atenas‑ 3 noites Milos‑ 6 noites Santorini‑ 4 noites Mykonos ‑ 6 noites Para ir embora‑ nosso voo saiu de Mykonos direto para Roma, onde pegamos o voo principal de volta ao Brasil. Espero que esse passo a passo ajude você a organizar sua viagem para Grécia! Em breve farei um guia sobre cada ilha que visitei além de Atenas.
Commentaires