Pamukkale e Hierápolis ‑ declarado Patrimônio Mundial da UNESCO sem 1988, ficam no mesmo complexo é estão localizados em Denizli, sudoeste da Turquia‑ a aproximadamente 600km de Istambul.
Pamukkale significa Castelo de algodão‑ ganhou esse nome devido sua estrutura ‑ extremante branca como neve.
O local é único no mundo e sua paisagem realmente extraordinária!
Só pela paisagem ja seria suficiente para tornar o passeio imperdível! Mas tem mais!!!!
Hierápolis!
A história torna tudo ainda mais interessante
Famosa desde a antiguidade por ser um lugar de cura, graças a sua água termal.
Nº 1 Pamukkale Pamukkale é uma formação rochosa de origem calcária criadas lentamente ao longo de 400 mil anos. A medida que a água desce pela encosta, ela se desgaseifica, e deixa para trás um depósito de carbonato de cálcio‑ (depois solidifica como mármore travertino) formado as montanhas brancas e seu conjunto de piscinas termais com água azul bebê! Um fenômeno natural raro no mundo, de beleza impressionante. Essas formações aconteceram em poucos outros lugares do planeta, mas é em Pamukkale que você encontra as maiores e indiscutivelmente as mais belas.
Nº 2
Pamukkale + Hierápolis
Claro que Pamukkale é a responsável por atrair tantos turistas a região. Mas a cereja do bolo, está no topo dos penhascos brancos: Hierápolis ‑ a antiga cidade é um prato cheio para quem gosta de história.
Nº 3
Hierápolis
Fundada no século II aC pela dinastia atálida de Pergamo, depois conquistada pelos romanos em 133 d.C. Localizada no topo da colina de Pamukkale Sob o domínio Romano à cidade se transformou em um destino turístico no séc III graças às suas piscinas termais supostamente curativas e também pela sua paisagem. Segundo a arqueóloga Sarah Yeomans “as águas termais são provavelmente a principal razão para a fundação da cidade” Mas Hierápolis também era conhecida por outro motivo: “O Portão do Inferno” ‑ na mitologia grega‑ acreditava‑se que era um portal para o submundo, onde as substâncias tóxicas que evaporam da água termal, em ambientes fechados, como cavernas, fazia vítimas inocentes em nome do seu mestre‑ o Rei Plutão Ao ar livre, os gases tóxicos de CO2 liberados pela água, não causam problemas, e são essas águas as responsáveis pelas fontes termais e os terraços travertinos da região Isso acontece porque Hierápolis foi construída na falha de Pamukkale‑ uma zona tectônica ativa de 35km. Essas rachaduras permitem que a água rica em minerais e gases espacem para superfície. E por essa característica foi uma região que sofreu com grandes terremotos‑ motivo que levou as pessoas a seu abandonarem a cidade. Um combo perfeito de contemplação da natureza única com muita história.
Nº 4
Como chegar?
👉🏼De avião: Você pode voar para o aeroporto de Denizli‑ que é a cidade mais próxima a Pamukalle Outra opção de aeroporto, mais distante‑ Esmirna ou Izmir que fica a aproximadamente 4 hs de estrada 👉🏼 De Carro: Para quem tem mais tempo e deseja incluir outras cidades no roteiro Passe uns dias curtindo as praias da região de Izmir‑ onde está a deliciosa Alaçati e depois siga por estrada‑ 4 horas até Pamukalle. Um roteiro bem completo: Seguir de Izmir por estrada até Éfeso (o guia sobre esse passeio está aqui no Instagram), passar uma noite em Kuşadası cidade mais próxima, no dia seguinte seguir para Pamukalle De Pamukalle seguimos mais 4 horas de estrada até Bodrum. Se não estiver nos seus planos a região de praia, desça no aeroporto de Denizil que possibilita conhecer Pamukkale e Éfeso‑ será preciso dois dias inteiros com pernoite em Kusadasi
Comments