top of page

Lençóis Maranhenses

Foto do escritor: TatiTati

Guia sobre os Lençois Maranhenses, base para se hospedar e como organizar sua viagem.


Nº 1 O que são os Lençois Maranhenses e onde fica?

O Parque nacional dos lençóis maranhenses tem formação geológica rara, seu território de 1.500 quilômetros quadrados (a cidade de São Paulo cabe aqui dentro) desértico com infinitas dunas de areia branca, lagoas sazonais e paisagens deslumbrantes.

Localizado na região nordeste do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas.

Diferente de outros desertos, os Lençóis maranhenses recebem muita chuva no primeiro semestre, essa água é absorvida pela areia, as lagoas enchem e o peso da água movimenta os gases que estão abaixo do solo, eles sobem criando o caminho para a água do lençol freático subir, sendo assim as lagoas são formadas por uma combinação de água das chuvas + lençol freático.

São mais de 30 mil lagoas.

O local foi descoberto pela Petrobras durante um voo da empresa em 1981. Ficaram impressionados com tamanha beleza e transformaram em um Parque Nacional. 🙌🏼



Nº 2

Como Chegar?


Por estrada saindo de São Luís.

Até Barreirinhas são 260 km Até Atins: tem que ir até Barreirinhas e depois + 1 hora de Voadeira pelo Rio Preguiças Até Santo Amaro são 240 Km Os 260 Km até Barreirinhas leva em torno de 4hs de carro.

Em alguns pontos a rodovia esta em condições ruins, com muitos buracos, indico contratar um transfer para ir com mais segurança. A internet não funciona na estrada.

No aeroporto de São Luís muitos taxistas oferecem o trajeto até Barreirinhas.

Por conta própria tb é possível, dá para ir de carro convencional até Barreirinhas ou Santo Amaro. Já que Atins só é acessível por barco.

Lembrando que dentro do parque apenas veículos 4X4 com motoristas e agências credenciadas são permitidos.

Caso escolha alugar um carro, vc vai usar pouco, só no deslocamento principal na ida e volta para São Luís.

Se for para Atins, o carro pode ficar em um estacionamento pago próximo ao Porto, faça as contas para ver se vale a pena.

Obs: evite a estrada por conta própria durante a noite devido às más condições. Saímos com transfer de São Luís já contratado pela agência @venturasviagens , tivemos a sorte de ter o @wmtransporteslz como nosso motorista tanto na ida, quanto na volta! Ele é ótimo! Dirige muito bem e conhece a estrada como ninguém! Foi bem tranquila nosso percurso, super indicado! Também é possível ir partindo do aeroporto de Piauí ,principalmente para quem deseja combinar os Lençóis Maranhenses com o Delta do Parnaíba.

Esse trecho faz parte da Rota das emoções, mas vale lembrar que apesar das distâncias serem menores, o percurso leva um dia inteiro, pois a maior parte é percorrida por veículos 4X4 beira mar e não por estrada convencional.

Saindo do aeroporto do Piauí: 185Km por estrada até Barreirinhas 280 até Santo Amaro Atins ‑ ida até Barreirinhas + 1 hora de voadeira



Nº 3

Por agência ou conta própria?


Por agência! A melhor experiência para quem puder é contratar o privativo e Programar todos os passeios antes da sua chegada.

Caso queria fazer alguma alteração, depois que já estiver por lá, no privativo é possível! Ir com todos os passeios organizados faz com que não perca tempo procurando operadoras locais ou correr o risco de não conseguir fazer o passeio.

Não existe limite de pessoas para entrar no Parque, mas como apenas veículos credenciados tem acesso, pode acontecer de não ter carro disponível de última hora, Principalmente em Santo Amaro e Atins.

Se não puder fazer o privativo, evite grupos grandes.

Nos fechamos um grupo privado com a agência @venturasviagens , tivemos uma excelente experiência, pois eles fazem roteiro privativo em grupo pequeno. Tem um valor bem mais acessível com os benefícios do privativo, achei perfeito e recomendo. Nosso grupo foi apenas eu, meu marido e mais duas pessoas. Foi incrível e possibilita conhecer mais lagoas por dia, além de flexibilidade na escolha dos restaurantes, lagoas, etc…

Mas não puder contratar um passeio privativo ou com grupo pequeno, não desanime, vá mesmo assim! O que vale é conhecer esse lugar maravilhoso.



Nº 4

Quando ir?


A paisagem muda muito ao longo do ano nos lençóis. O clima é dividido entre período de chuvas que vai de Dezembro até junho, época que as lagoas enchem, e seca que vai de julho até novembro, período em que as lagoas vão secando. 💎Os melhores meses para pegar as lagoas cheias e tempo bom são: junho/julho/agosto/setembro

Obs: em junho de preferência a partir da segunda quinzena, pois é o final da época das chuvas.

Em setembro priorize as duas primeiras semanas.

De outubro até novembro a maior partes das lagoas estarão secas. Dez até junho‑ evite! É o período das chuvas, nos explicaram que não chove o dia todo, mas o tempo pode ficar nublado. Setembro, outubro é possível ir! Mas é bom saber que a maior parte das lagoas já secaram, porém algumas são perenes com água o ano todo, claro que o nível estará mais baixo comparado aos melhores meses, mas podem ser visitadas. Nesse caso priorize Barreirinhas e Santo Amaro que tem as lagoas que demoram mais para secar ou nunca secam.

Atenção a Atins‑ são as primeiras lagoas a secar, em setembro já estão quase todas secas.



Nº 5

Cidades Bases e onde ficar?


São 3 bases com acesso ao parque e lagoas.

Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Dividimos a hospedagem entre elas, que é a forma de diminuir os deslocamento e tornar a viagem menos cansativa. Comece por Barreirinhas, depois Atins e por último Santo Amaro.

Essa sequência é perfeita, já que Santo Amaro fica mais perto de São Luís na volta.



Nº 6

Diferença entre as bases:

BARREIRINHAS É a maior cidade com cerca de 60 mil habitantes, tem a maior oferta de pousadas e carros para passeios, mas zero charme! Mesmo assim não exclua Barreirinhas de sua programação, deixe um dia inteiro para fazer o circuito da lagoa azul, que é um dos melhores passeios dos Lençóis.

Nesse circuito existem muitas lagoas “secretas” para fugir do excesso de turistas, converse com seu guia para ter a melhor experiência.

O nosso, @thor.dos.lençóis nos proporcionou um dia inesquecível!

Outro ponto importante: em barreirinhas os deslocamentos para atins ou Santo Amaro são muito longos e cansativos, vc tem que pegar 1 hora de voadeira ate atins ou uma hora de carro ate Santo Amaro.

Por isso dividir a hospedagem é a melhor escolha. Além de viver a experiência de conhecer as 3 “cidades”. As lagoas que ficam em Barreirinhas: As principais são circuito Lagoa Azul e Lagoa Bonita.

O circuito Lago bonita é imperdível, mas de preferência as lagoas que ficam em torno das principais.

O circuito convencional é bem cheio de turistas.

Tivemos uma sorte imensa com o guia, o @thos.dos.lençóis, que nos levou as lagoas secretas, sem ninguém e maravilhosas! Foi um dia muito especial, inesquecível, recomento muito verificar com seu guia essa possibilidade, para ter a melhor experiência que barreirinhas reserva.

Estávamos em um grupo privativo o que possibilitou isso. Dica de restaurante em Barreirinhas: Fita da Vila: Restaurante Bambaê, a beira do Rio Preguiças, tem uma prainha para passar o dia, e alguns dias da semana tem música ao vivo no jantar.



Nº 7

.


ATINS Pertence a Barreirinhas , mas só é acessível por navegação, percorrendo uma hora em voadeira pelo rio Preguiças, o embarque é no Porto de Barreirinhas.

É uma pequena vila charmosa com menos de 2 mil moradores. Todas as ruas são de areia fofa, com restaurantes e pousadas bem descoladas, além de ser a única dentre as 3 bases que tem praia, muito usada para prática de kite surf.

As lagoas de Atins são lindíssimas. Mas são as primeiras a secarem.

Uma vantagem é que o parque fica bem próxima à cidade então os deslocamentos são curtos.

Achei as lagoas com água mais translúcida por aqui, se é que isso é possível!

Atins também tem uma vida noturna agitada, com opções de bares com música ao vivo.

Dica de restaurante: Na vila: O recém inaugurado Relva, com ambiente lindo e boa comida.

Restaurante Pininga‑ considerado um dos melhores‑ ambiente bem descolado, precisa de reserva com pelo menos dois dias de antecedência.

Durante o passeio das lagoas: Restaurante da Carminha‑ melhor comida de toda viagem e de bônus tem uma lagoa para curtir depois do almoço. As lagoas de Atins: ‑Circuito Canto do Atins ‑ a lagoa da Ilha e Tropical que faz parte desse circuito estão entre as mais bonitas que visitei.

‑Ponta do mangue. Obs: Existem muitas lagoas nesses circuitos, evite as mais populares que todos vão.



Nº 8

.


SANTO AMARO A cidade intermediária entre as 3 bases, menos turística, com 13 mil habitantes e tem como vantagem a proximidade da entrada do parque, em menos de 10 min de jardineira já é possível chegar às lagoas mais próximas. Fica bem no meio do Parque Nacional, o que a torna mais selvagem e intocável com as maiores dunas e lagoas. Considerado por muitos as mais bonitas dos Lençóis.

As imagens incríveis que costumamos ver dos Lençóis Maranhenses são de Santo Amaro! Tem menos oferta de pousadas e carros para transporte.

Tivemos muita sorvete com nossa guia a Duda da @oasisturlencolmaranhense que nos proporcionou o melhor dia da viagem‑ Rancharia.

Lagoas de Santo Amaro: São muitas, mas as principais são: Lagoa Andorinha Lagoa Betânia Lagoa Emendadas‑ (são 4 horas de caminhada) Ponta verde Rancharia‑ na minha opinião a número 1 de todas que conheci nos Lençóis. É de uma beleza única, surreal. É mais distante das outras, e para chegar tem que atravessar um lago de canoa‑ puro charme. Dicas de restaurantes: Na Vila: Restaurante Dinas Bistrô‑ ambiente agradável e comida muito boa!

Fora da Vila: Restaurante da pousada Rancho da Dunas‑ comida excelente e bom serviço.



Nº 9

Navegação pelo Rio preguiças de Barreirinhas até Atins


O translado é um passeio.

Possibilita paradas em comunidades locais, navegar pelos manguezais e observar macacos e aves.

O Rio Preguiça tem esse nome porque muitos bichos preguiças habitavam as matas da margem do rio, hoje infelizmente é muito difícil avistar algum.

Suas águas são mansas e tranquilas, influenciada pelas correntes de vazantes e enchentes.

As paradas até atins são: ‑Vassouras‑ avistamento de macacos e pequenos lençóis ‑Mandacaru‑ vila de pescadores locais, onde está localizado o Farol Preguiças, que dizem ter uma vista deslumbrante dos lençóis, mas infelizmente ainda não está aberto desde a pandemia. ‑Caburé‑ tem um restaurante da Carmem, bem simples mas a comida caseira é muito boa!

Depois podemos caminhar até a Praia de Caburé. Ninhal do pássaros‑ para avistamento da revoada dos Guarás, pássaro local de uma coloração única.



Nº 10

Vassouras


Pequenos Lençóis, aqui podemos provar a água de coco nativa e ter a oportunidade de observar os macacos pregos que vivem no manguezal ao lado da praia e aparecem por lá na hora do almoço!

Não devemos alimenta‑los, temos que ter muita atenção com mochilas e sacolas, principalmente se estiver carregando comida ou fruta, eles pulam em cima, abrem sua mochila e levam o que querem! Rs

Tem um restaurante no local para almoçar ou beber alguma coisa.

Depois você subirá a Duna e chegará aos pequenos Lençóis para um mergulho refrescante. Depois seguimos pelo Rio e podemos observar na margem direita os povoados Espadarte, Morro do Boi e Moita‑ habitado por pescadores locais ‑ todos com praias e dunas dos Pequenos Lençóis



Nº 11

Dicas de Pousadas


Barreirinhas: ‑Porto preguiças‑ excelente estrutura a mais confortável ‑Encantes do Nordeste‑ em meio à natureza a beira do rio preguiças tem uma prainha com trampolim para o rio Atins: As melhores pousadas estão aqui ‑La Ferme de Georges ‑AtinsCharme Chalés Opção com bom custo benefício ‑Vila Aty Lodge‑ excelente ‑Vila Jurará

Beira mar: ‑Vila Guará Atins Santo Amaro: ‑Rancho das Dunas ‑ a mais confortável ‑Ciamat Camp‑ a mais original



Nº 12

Passeios extras


‑Sobrevoo‑ Se tiver tempo, é possível fazer o sobrevoo em monomotor pelos lençóis, o voo sai de Barreirinhas e deve ser contratado com antecedência. De última hora não tem! Eu não consegui pois não tinha mais disponibilidade.

‑Passeio de quadriciclo pelos pequenos Lencois‑ a rota preferida dos viajantes sai de Barreirinhas, até Caburé‑ são 80 Km para ir, mais 80 para voltar! todo mundo que faz Ama! Não tivemos tempo!

‑Fazer aula de Kite em Atins ‑Flutuação pelo Rio Formiga em Barreirinhas



Nº 13

Curiosidades e Dicas


‑Não se apegue aos nomes das lagoas, de preferência pelas mais vazias na região que estiver! Confie no seu guia!

‑Areia é fria devido aos fortes ventos ‑A pessoa aqui conseguiu passar frio, mesmo com calor de 35 graus‑ como venta muito forte‑ Leve um casaco corta vento para usar quando estiver na jardineira. ‑A água é gostosa, mas não achei quente! ‑se prepare para engolir muito areia! Rs ‑leve muito protetor e invista em roupas com proteção solar. ‑Leve chapéu, de preferência algum que possa prender na cabeça, se não vai sair voando! ‑Óculos de sol para proteger os olhos da areia. ‑Sacolas protetoras para câmeras fotográficas, que protegem da areia. ‑Leve repelente‑ fui no começo de agosto e não tinha tanto mosquito‑ mas em alguns lugares foi preciso usar.



Nº 14

Rancharia


O passeio mais incrível que fizemos em toda viagem foi para Rancharia em Santo Amaro!

Uma lagoa mais distante, são 50 min de jardineira, passando por dunas, lagoas, vilarejos, rios e oásis de vegetação, depois temos que atravessar um lago.

de barquinho e finalizar com uma curta caminhada entre as dunas e pronto…chegamos! É de cair o queixo! Um dos lugares mais lindo que já fui na vida!

Salva essa dica se pretende conhecer os Lençóis Maranhenses!



Nº 15

Quanto tempo ficar?


Claro que quanto mais tempo puder ficar… melhor! Mais lagoas para conhecer, dia para descansar, andar sem pressa, curtir a pousada… enfim…

São mais de 30 mil lagoas, vc sempre terá algo para conhecer! Considero ideal: ‑1 dia inteiro em Barreirinhas ‑3 ou 4 dias inteiros em Atins ‑ 3 ou 4 dias inteiros em Santo Amaro Lembrando que em Barreirinhas se estiver em passeio privativo é possível fazer o circuito Lagoa azul e Lagoa bonita no mesmo dia. Caso contrário precisará dividir em dois dias. Atins‑ além de muitas lagoas, também oferece Praia, restaurantes, uma vila Charmosa e vida noturna.

Santo Amaro é natureza pura! Bruta! Mais intocável! Com as dunas mais altas e lagoas mais profundas! Aqui estão as mais paradisíacas! Santo Amaro é perfeita para quem quer lagoa, Lagoa e mais Lagoa! Rs



Commenti


bottom of page