top of page

🇬🇷 Guia Prático Mykonos

Foto do escritor: TatiTati

A ilha mais completa e desejada da Grécia é realmente especial! As praias paradisíacas de mar azul certamente é o que mais atrai os turistas, mas não é só isso! Vibrante, centrinho delicioso, diversas opções de restaurantes excelentes e lojas ‑ tem um dos melhores centrinhos da Grécia! Muito procurada por quem quer badalação, leva a fama de agitada e festeira, mas não se engane… mesmo quem não faz esse estilo curte Um diferencial da ilha é que todas as praias são espetaculares com mar translúcido e azul! A rotina será de férias! Você escolhe um Beach Club para passar o dia. A noite não tem erro… O destino certo é o centrinho, seja para passear por suas belíssimas ruelas, tomar sorvete, fazer compras ou jantar, já que os melhores restaurantes estão por lá! Para quem gosta de bater perna e conhecer praias mais afastadas sem muita estrutura, a dica é ir de manhã, curtir um tempo nelas e depois seguir para almoçar em um dos Beach Clubs ou restaurantes de Praia.


Nº 1 Quando ir? No verão! O restante do ano faz frio, chove e tem o mar agitado‑ por isso as principais atrações não abrem. Melhores meses: Julho/Agosto período correspondente a altíssima temporada, é verdade! Mas é quando tudo acontece! Neste período você vai conhecer a Mykonos que todos imaginam Importante ter um planejamento perfeito durante o alto verão para não cair em roubadas! Com a ilha lotada você não encontrará táxis, carros disponíveis para aluguel de última hora, muito menos hotel! ‑meses alternativos: Junho e setembro‑ a temperatura é mais baixa. Na segunda quinzena de junho e primeira quinzena de setembro, tudo estará funcionando!



Nº 2

O que fazer? Quanto tempo ficar?

Mikonos é um destino de férias! realmente muito especial! Indico o mínimo de uma semana para curtir com calma e se entregar a energia da ilha! Praias lindas, restaurantes e muito cantinhos em Chora para se perder sem pressa! Aqui Sua rotina será basicamente escolher um Beach Club para passar o dia e almoçar A noite, a melhor pedida é sem dúvida o centrinho em Chora! bater perna no centrinho, tomar sorvete e jantar cada dia em um restaurante diferente, já que os melhores ficam exatamente aqui O centrinho‑ Chora‑ é imperdível! Quando enjoar de ver muitas pessoas, a dica é explorar as praias desertas de manhã e depois almoçar em um dos restaurantes imperdíveis fora dos Bech Clubs mais famosos ( leia o post “dicas de restaurantes para almoço fora de Beach club”)



Nº 3

Onde ficar?

Chora ‑ localização de ouro! Saiba que chora é uma “montanha ” tem a parte alta e a parte baixa! O centrinho lindo, repleto de casinhas brancas e restaurantes está na parte baixa! Quem se hospeda em Chora (parte baixa) , consegue fazer o centrinho a pé todas as noites, sem precisar encarar um trânsito daqueles + falta de vaga nos estacionamentos públicos, perdendo horas para conseguir deixar o carro‑ perrengue! chique! mas estressa, principalmente quando se tem reserva em restaurante! Anote está dica! Melhor lugar para ficar ‑ Chora‑ parte baixa Hotéis bem localizados na parte baixa: ‑TownHouse hotel ‑Mykonos Theoxenia ‑Carbonaki Hotel‑ bom custo benefício ‑Bluetopia Suítes ‑Mykonos Town Suites ‑‑Belvedere Mykono— no início da subida Se não puder se hospedar nele, procure por hotéis próximos, para não errar: sempre pergunte ao hotel se é possível ir ao centrinho a pé! Muitos hotéis em Chora, estão na parte alta, o lado bom é que para descer todo santo ajuda! Já na volta… será um aeróbico forçado! Rs para quem tem problema com locomoção será um problema focar no “alto da montanha” Hotéis Chora parte alta ‑ Portobello Boutique ‑Hermes Mykonos Hotel ‑Aeolos‑ hotel que me hospedei, atende muito bem, mas está localizado bem no alto. A subida é puxada Por ser a área mais procurado por turistas o valor das diárias é mais alto do que o restante da ilha, e os primeiros a esgotarem, a dica é pesquisar com bastante antecedência ( 8 meses antes) para tentar preços melhores. Se não for possível se hospedar na parte baixa de chora, a parte alta pode ser uma alternativa com muitas opções de hotéis com excelente custo benefício para quem não se importa em subir a ladeiras. Se estiver hospedado fora de Chora você vai precisar de carro para ir ao centrinho: a dica é chegar antes do horário de pico! Como anoitece em torno das 21hs, chegue antes das 20hs para evitar o trânsito mais pesado.



Nº 4

Como se deslocar?

A melhor maneira é alugar carro! No verão é quase impossível conseguir táxi! Para não ficar na roubada‑ alugue com antecedência! Dicas: 1‑ O horário de retirada do veículo tem que ser preciso! Se atrasar avise a locadora! Pois eles cancelam sua reserva depois de 30 min de atraso! Aconteceu comigo, foi um problemão para resolver! Já estava 100% pago, não tinha mais carro disponível! Graças a Rental Cars, consegui meu reembolso E conseguimos outro carro graças ao dono do nosso hotel foi incrível e consegui um milagre! 2‑ contrate o seguro mais completo possível! É muito comum motos baterem nos carros que estão estacionados. Ahhhh outra dica importante: nem pense em alugar moto! O trânsito é uma loucura de gente louca! Rs Para minimizar deslocamento: Durante o dia é inevitável‑ você precisará de carro para se locomover Já a noite, para evitar trânsito e perrengue com estacionamento no centrinho a dica é se hospedar em Chora! Explico sobre isso em dicas de hospedagem! Este roteiro inteligente facilita bastante sua viagem!





Nº 5

Sobre os Beach Clubs

São muitas opções para passar o dia com estrutura completa Importante explicar que durante o dia o “clima” nos Beach clubs é de tranquilidade, repleto de famílias, ambiente agradável para curtir praia com estrutura completa mas sem perder o charme As festas só acontecem a noite Todos eles contam com restaurante próprio, mas as reservas devem ser feitas separadamente, uma não garante a outra Você pode ficar só no Beach Club, ou apenas almoçar sem pagar pelo uso de cadeiras e guarda sol. Os valores para passar o dia na estrutura dos Beach clubs são altos, em média 100 Euros por casal, sem consumação, com direito a espreguiçadeira + guarda sol ( sempre que reservar, explique que quer guarda sol, alguns lugares ficam sem sombra) , as primeiras fileiras em frente ao mar custam ainda mais. Reserve todos com antecedência! E mesmo com reserva tem que chegar “cedo”. Se programe para estar na porta umas 11 da manhã. Quem chega tarde não entra. Não se esqueça que a reserva no Beach Club não garante mesa no restaurante. Para almoçar sentado com conforto, faça a reserva separadamente no horário que achar mais conveniente. Todos eles contam com excelerem serviço de Praia, menu variado de petiscos, sanduíches e bebidas servidos na praia. Para chegar: A ilha não é tão pequena, cada um está localizado em uma praia diferente, e também distantes do centrinho Por isso a melhor maneira é ir com seu próprio carro. Todos tem estacionamento próprio, bem organizado e com manobristas. Custa em média 20 Euros para deixar o carro.



Nº 6

Beach Club‑ Escolha o seu

Os mais Famosos e procurações são: 1‑Principote @principote_mykonos ‑ localizado na praia de Panormos , que é linda e bem vazia! considero um dos mais bonitos‑ é perfeito para passar o dia todo! Vale passar o dia todo? Sim! 2‑Scorpios scorpiosmyk ‑ super descolado, localizado na praia de Paraga (não está em um pedaço gostoso para pegar praia) o ponto alto daqui é o lugar! Pura magia! se para quem tem menos tempo de viagem, não indico passar o dia todo aqui, vá no final da tarde em torno das 17/18hs‑ o por do sol é espetacular! Para quem prefere curtir a balada, confira a a programação completa com DJ diretamente no site do beach club. Dica: reservar com antecedência as refeições, já que o restaurante está entre os mais procurados da ilha. Vale passar o dia todo? Não! Almoço e por do sol são mais indicados 3‑Nammos @nammosworld. O mais sofisticado, localizado praia de Psarou, conta com um shopping maravilhoso ao ar livre repleto de lojas internacionais e muitas obras de arte. Restaurante sofisticado. Eu particularmente não gostei muito da área de Praia, acho as espreguiçadeiras muito coladas umas nas outras, mas a Praia é bonita e a estrutura do lugar é surreal, não deixe de conhecer, planejar um almoço é a melhor opção! Vale passar o dia todo? Não! Reserve almoço em torno das 13hs! 4‑Alemagou @alemagou_mykonos‑ localizado na praia de Ftelia, no norte de Mykonos, o lugar é tão Lindo, que já ganhou prêmio destaque do Shortlist Restaurant & Bar Design Awards. Muito gostoso para passar o dia todo! Vale passar o dia todo? Sim! Programe o almoço para o final do dia no Hippie Fish que fica perto ‑ tem q reservar! 5‑ SantAnna ‑ localizado na praia de Paraga, é um Beach Club novo e enorme, bem estruturado com piscina de água salgada. Esse não conheci! Não sei dizer se vale a pena passar o dia todo, pelo que li, acredito que sim!



Nº 7

Restaurantes para almoçar fora dos Beach Clubs

São 3 restaurantes incríveis para almoçar que não estão localizados dentro de nenhum Beach Club 👉🏼Spilia ‑ @spilia_restaurant_mykonos Tem que ir! Na bela caverna de Agia Anna, ao lado da praia de Kalafatis, você encontrará um bar‑restaurante como nenhum outro. Situado em uma plataforma natural nas rochas, pairando sobre o mar, o restaurante é um dos pontos mais emblemáticos de Mykonos. A Praia é maravilhosa! Tem que reservar com bastante antecedência 👉🏼Kikis ‑ @kikis.tavern Uma taverna escondida atrás da igreja Agios Sostis em frente a uma pequena e belíssima praia! Não trabalha com reserva, o atendimento é por ordem de chegada! A fila é enorme! Mas vale a pena! Demora! De uma até duas horas para conseguir uma mesa, alguém tem que obrigatoriamente permanecer na espera, se estiver em turma a dica é revezar! Enquanto alguns aproveitam a praia, outros permanecem na reserva se deliciando com vinho a vontade de galão a disposição dos clientes enquanto sua mesa no terraço sombreado com vista para o mar! 👉🏼Hippie Fish ‑ @hippiefishofficial Um restaurante delicioso na praia de Ágios Ioannis O ambiente é super descolado e a região é belíssima! Tem que Reservar!!! É possível passar o dia no Beach Club do restauramte, para quem tem muitos dias é uma boa opção! Caso contrário, reserve o almoço para depois das 15hs no dia que for para o Beach Club Alemagou que fica próximo.



Nº 8

Praias sem Beach Club que valem a pena conhecer:

👉🏼Mini Lia ‑ é bem pequena, vazia, uma das mais bonitas! Você vai de carro até Lia Beach, deixa o carro lá e vai andando, menos de 10 min! (Você vai ver uma “casa” no alto da montanha, é atrás dela) 👉🏼Kapari Beach ‑ praia deserta e sem estrutura ao lado de Agios Ioannis Para chegar o Waze funciona‑ Você vai ver os carros parados ali na “estradinha” que vai ficando bem estreita até chegar em um pedaço que não passa mais carro, estacione o carro ali e desce a pé + 5 min! 👉🏼 Agio Sostis ‑ é onde tem o restaurante Kikis, ali tem uma prainha bem pequena e linda! Para chegar nela você desce pela espera do restaurante Ao lado tem uma praia maior, que também se chama Agio Sostis! Cuidado para não confundir. 👉🏼‑ Fokos Beach é uma praia totalmente isolada com areia grossa, desconhecida de muita gente. Não tem estrutura. Localizada a 12 quilômetros ao norte da cidade de Mykonos , fica ha uns 25 min do centrinho! Perfeita para fugir do movimento! tem uma taverna grega muito gostosa pra almoçar!



Nº 9

Por do Sol

Por do sol é especial em Mykonos! O que não falta é lugar para curtir este momento! Dicas de lugares que valem muito a pena: 👉🏼 no centrinho de Mykonos‑ existem dois pontos incríveis para assistir o por do sol aqui: ‑ Little Venice ‑Moinhos de vento‑ cartão postal da ilha fica sobre uma colina de onde se pode ver o mar e grande parte da cidade 👉🏼 A Panagia Paraportiani é a igreja mais famosa de Mykonos. A construção de pedra branca (muito fotogênica) é composta por quatro pequenas capelas, mais uma pequena parte superior. Uma ótima dica é ir visitar o local na hora do pôr do sol, pois as cores dão um charme especial à vista que se tem do Mar Egeu. 👉🏼 180º Sunset Bar Lugar lindo e disputado ‑ aqui está um dos mais famosos cenários de Mykonos para fotos: o arco de pedra com a paisagem de Mykonos Town e o mar ao fundo. Dica: chegue cedo (19/19:30) para curtir o por do sol e tomar um drink 👉🏼 Scorpios ‑ já expliquei sobre ele no post de Beach Club‑ é sem dúvida o melhor momento para estar no Scorpios!



Nº 10

Dica de roteiro:

Basicamente em Mykonos você irá curtir praia durante o dia e almoçar nela. A noite o centrinho é imperdível! Onde estão concentrados a maior parte dos restaurantes indicados para jantar Quem pretende esticar a noite, precisa estar atento ao calendário! A maioria das festas acontecem nos Beach clubs, mas tem o dia da semana certo! Com atrações mais importantes. Roteiro Dia 1 Beach Club: Principote Noite: centrinho + jantar (sugestão Interni) Dia 2 Manhã: Mini Lia Almoço Restaurante Kiki + Ágio Sostis Beach Por do sol em Little Venice‑ centrinho de Mykonos Noite : centrinho + jantar (sugestão Coya) Dia 3: Ana Beach Almoço no Spilia Por do sol 180 Sunset Bar Noite centrinho + jantar (sugestão sea satin) Dia 04 Beach Club :Alemoagou Almoço depois das 15 hs no no Hippiefish Noite: centrinho + jantar (sugestão Niko’s Tavern) Dia 5 Manhã Kapari Beach Almoço Nammos‑ Platis Gialos Por do Sol ‑ centrinho Little Venice Noite: centrinho ou zuma Dia 6 Beach club Scorpions Noite centrinho + jantar (sugestão Restaurante M‑eating) Dia 7 Beach club do Hotel brancomykonos em Platis Gialos Jantar Restaurante Kiku



Nº 11

Como chegar?

👉🏼 De avião Não existe voo direto do Brasil Mas Mykonos tem aeroporto e é bem conectado com voos diretos de diversos países da Europa durante a temporada de verão! Você não precisa obrigatoriamente passar por Atenas, mas se essa for sua rota a dica é fazer Atenas‑Mykonos de avião ‑os voos são muito rápidos **** escrevi sobre como se deslocar entre ilhas no post “Passo a Passo para organizar sua viagem a Grécia” https://www.instagram.com/tatitravelandtrips/guide/passo‑a‑passo‑para‑organizar‑uma‑viagem‑a‑grecia/17910087092133853/?igshid=MzRlODBiNWFlZA== 👉🏼 Ferry Essa é uma excelente opção para quem está percorrendo diversas ilhas Cíclades durante a viagem! Lembrado que se for mudar de arquipélago‑ os voos são mais recomendados! Dica: Atenas não é ligada por voos diretos ao Brasil. Por isso, se você fizer de Mykonos a sua primeira ou última escala na Grécia, o ideal é voar de lá a uma cidade que tenha voos diretos ao Brasil (como Madri, Roma, Paris ou Amsterdã), numa viagem com apenas uma conexão.



Nº 12

Restaurantes para Jantar:

👉🏼Restaurante Interni @internirestaurant é um dos mais tradicionais da ilha de Mykonos. Ele combina um cenário idílico de jardim com uma culinária mediterrânea misturada com sabores de todo o mund 👉🏼Sea Satin é um dos restaurantes mais famosos da Ilha, ele fica localizado no centrinho de Mykonos de frente para o mar 👉🏼 Coya Mykonos @coyamusic perto do Interni‑ Com os melhores restaurantes já estabelecidos em Paris, Londres, Dubai e Abu Dhabi, a COYA decidiu trazer sua famosa culinária peruana contemporânea para Mykonos. Com influências da cozinha espanhola, japonesa e chinesa, o COYA criou uma experiência totalmente única. Localizado no coração da cidade de Mykonos, o design do restaurante é luxuoso e contemporâneo e inclui uma área de jantar ao ar livre, que é o nosso lugar favorito para comer. Coya se tornou um dos lugares mais badalados da ilha, é perfeito para aquela comemoração especial com um grupo de amigos. Tem que reservar com antecedência 👉🏼 Zuma Mykonos‑ @zumamykonosofficial perto do hotel Cavo Tagoo, quando bater aquela vontade de comer uma comida japonesa! Tem que reservar 👉🏼 Restaurante Kiku Dentro do Cavo Tagoo 👉🏼 Restaurante Niko’s Tavern Aberto desde 1976, o Niko’s mantém a arquitetura branquinha das ilhas gregas e a cultura dessa região com suas mesinhas na rua, enfeitadas com toalhas de mesa xadrez vermelhas e brancas. Apesar da simplicidade, o restaurante está sempre cheio 👉🏼 Restaurante M‑eating um dos restaurantes mais populares do momento em Mykonos. Seu ambiente não é luxuoso, mas consegue ser extremamente confortável para um almoço ou jantar no centrinho turístico da ilha. Os atendentes são atencioso, e a comida é bastante saborosa, com uma apresentação diferenciada.



Nº 13

Dicas extras

👉🏼 O centrinho de Chora relativamente pequeno, dá para percorrer tudo pé ‑ é importante saber que a parte mais interessante do jeito que vemos nas Fotos, repleta de lojas e restaurante legais fica em torno do restaurante Interni‑ use este ponto como referência A parte do centrinho mais afastada é diferente, sem charme, o que predomina são lojas populares. Procure pela rua Matogianni, a principal via de Chora, é o coração pulsante de Mykonos. Existem três maneiras de acessar a rua: por Gialos (a orla) onde fica a estátua de Manto Mavrogenous, pelo terminal de ônibus ou pelo Hotel Belvedere. Para ver e ser visto, vá até a esquina onde a Kessaris Jewelry e o Aroma Café se encontram – outrora o local do famoso bar Vegera. Em seu auge, este era "o" ponto de encontro. Antes de espalhar a palavra via mídia social ou mensagem de texto, é aqui que o 'quem é quem' da ilha se reuniria. Hoje, é onde os paparazzi, e aqueles que querem ser vistos pelos paparazzi, vão no início da noite. Se você deseja evitar isso, vire em qualquer uma das ruas laterais que levam à orla, ou retorne pela manhã ou no início da tarde. 👉🏼 Dicas de lojas: O centrinho de Mykonos é o melhor local para fazer compras. Por aqui você encontrará diversas lojas pequenas com artigos únicos da ilha, feitos à mão, que refletem a cultura local. @chora_mykonos ‑ Amo! Tudo de decoração! A vendedora é super fofa e eles enviam para o Brasil‑ a loja é super fotogênica. ‑ Scorpios‑ tem uma loja incrível com roupas bem descoladas. @kopajos ‑ uma loja de óculos bem descolada, não dá para ir a pé! Mas fica relativamente perto do centro. ‑ Nikos Koulis ‑ joalheria famosa no centrinho ‑Luisa Beach ‑ Zilly ‑ Jackie’O ‑Kopajos ‑ Mykonos Sandals ‑ Anamnesia‑ souvenir Além de lojas de marcas, como Chanel, Rolex, DSQUARED, Louis Vuitton… etc. Gostou das dicas de Mykonos?



Comments


bottom of page