Neste post, você encontrará informações importantes e dicas valiosas para organizar sua viagem a Punta del Este: Um balneário muito charmoso e badalado. Como fica próximo ao Brasil, é possível ser visitado em feriados prolongados, principalmente durante o verão, pra quem gosta de agito.
Um lugar perfeito para todos os gostos, que vai do sofisticado ao cool e despojado. Punta se resume em duas palavras: puro charme.
Nº 1 O que esperar de Punta Del Este? Punta del Este é uma cidade do Uruguai, localizada no departamento de Maldonado, a 120 km de Montevidéu. É uma península banhada pelo Oceano Atlântico e Rio da Prata.
Uma área que precisa ser explorada. De cara ou em uma parada rápida de navio fica quase impossível entender e sentir o porquê de tanta fama.
Muitas atrações ficam espalhadas pelo balneário e como existe grande distâncias entre elas, Punta é um destino que exige pesquisa, principalmente, porque oferece muitas boas opções para quem quer curtir o verão, campo, natureza, gastronomia, noite e cassino. As praias têm clima agradável e paradouros super descolados.
Nº 2
Quando ir a Punta Del Este?
O melhor período é no verão, que tem clima seco e dias ensolarados. Mesmo nessa época, eu considero Punta del Este um lugar friozinho e apesar de ter dias mais quentes, principalmente quando os ventos, muito frequentes, diminuem e a sensação térmica aumenta, a noite, a temperatura pode cair consideravelmente então vá preparado para essa oscilação, onde um casaco mais leve ou a pashmina serão seus melhores amigos!
A alta temporada vai de novembro até o Carnaval ‑ período onde tudo acontece. A badalação toma conta da cidade, que fica muito cheia; DJs tocam nas praias e festas bacanas que rolam em Punta; e o trânsito é frequente, principalmente no final do dia, quando as pessoas saem das praias.
Para fugir da lotação e encarar a cidade apenas cheia, o mês de fevereiro, exceto no Carnaval , e final de novembro são boas opções.
Fora da temporada de verão, o balneário costuma ficar mais vazio. Não existem festas e muitos restaurantes não abrem. Nessa época pode fazer muito frio e ventar forte, por isso é indicado para quem quer curtir mais o lado "campo" de Punta.
Nº 3
Entenda a cidade de Punta Del Este
Divido em quatro pontos para facilitar o entendimento: Punta Ballena Centro La Barra José Ignacio Considero La Barra a melhor opção de hospedagem para quem vai nos meses de verão.
José Ignacio, Maldonado, Uruguay
Subprefeitura
Nº 4
Punta Ballena
Uma península, que na minha opinião, é uma das regiões mais bonitas do Uruguai. A distância entre Punta Ballena e Punta del Este é de aproximadamente 15 km. Saindo de Montevidéu, você passará por Punta Ballena antes de chegar em Punta del Este.
Famosa por suas paisagens deslumbrantes, Punta Ballena também é uma das principais atrações turísticas ‑ Casapueblo.
Nº 5
Casapueblo
Uma antiga casa, que pertenceu ao artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró. É uma obra‑prima de arquitetura, idealizada e construída por ele, para curtir as férias de verão. Durante 36 anos, Vilaró continuou ampliando o espaço; criou uma galeria de arte, restaurante e hotel e transformou o lugar em um dos principais e mais lindos pontos turísticos da região.
A casa branca nos remete à Grécia, por conta de sua arquitetura e vista paradisíaca.
Para entrar no local é necessário comprar ingresso (aproximadamente US$ 9 por pessoa).
No pôr do sol é quando a mágica acontece todos os dias... na cerimônia do sol! Turistas podem escolher entre contemplar o pôr do sol, um dos mais lindos do mundo, nas mesas do café tomando um bom vinho ou mesmo nos terraços da casa com vista extraordinária para o penhasco à beira do Rio da Prata, que garante um dos cenários mais lindos de sua viagem. O pôr do sol acontece sempre ao som de poesias escritas e gravadas na voz do artista. As cores vão mudando ao cair do sol… a luz, a paisagem, a poesia tornam o momento mágico e realmente único.
Fique atento ao horário do pôr do sol, que normalmente acontece em torno das 19h30. O ideal é chegar com no mínimo uma hora de antecedência, assim você pode passear pela galeria e garantir um bom lugar para assistir a esse espetáculo da natureza.
Um dos meus lugares preferidos.
Nº 6
Centro de Punta Del Este
É a ponta da península, a parte da cidade que concentra lojas, restaurantes e sorveterias. De um lado é banhado pela Praia Mansa (Rio da Prata) e do outro, pela Praia Brava (oceano Atlântico).
O porto é bem bonito e lembra badaladas cidades litorâneas da Europa. Cenário composto por barcos luxuosos e muitos leões‑marinhos que ficam no cais do porto.
Aqui você pode fazer uma bela caminhada ao longo do Rio da Prata, passando pelo porto, e esticar até a famosa Rua Goleiro, onde encontram‑se boas lojas.
É na Praia Brava, próximo ao centro, que está o famoso La Mano ou Los Dedos ( aquela mão enterrada na areia), cartão postal da cidade.
Empresa Local
Nº 7
Praias do Centro de Punta Del Este‑ Praia Mansa Praia Mansa
Praia de água doce, banhada pelo Rio da Prata, com águas tranquilas e sem ondas. A baía do Rio da Prata é onde tem a água mais azul e translúcida e é perfeita para quem está com crianças porque tem boa estrutura, além de um deslumbrante pôr do sol.
Na Praia Mansa está localizado o Hotel Serena e o Enjoy (antigo Conrad).
Playa Mansa, Punta Del Este, Uruguay
Nº 8
Serena Hotel Punta del Este
Um hotel muito lindo e descolado que fica na Praia Mansa, além de ser uma ótima opção de hospedagem na região. Para quem não está hospedado aqui, vale muito planejar um almoço para conhecer. Infelizmente não oferece Day Use mas a comida é uma das melhores de Punta. Considero um dos passeios mais interessantes da região e o pôr do sol é um show.
Se a ideia é se hospedar por aqui, é uma das poucas opções pé na areia. Tem excelente restaurante e estrutura de praia, além de ser um dos lugares mais lindos e charmosos de Punta.
Nº 9
Praia Brava em Punta Del Este
É banhada pelo oceano Atlântico e tem o mar mais agitado e com ondas. É a preferida dos surfistas. Existem muitas paradas ao longo dessa orla. Mais indicado para quem quer curtir estrutura e ficas na areia.
Nº 10
Hotel L'Auberge
É muito famoso pelo waffle ‑ que serve duas pessoas, oferecido todos os dias no Salon de té, a partir das 16h30; tomar o chá da tarde nesse hotel é um passeio imperdível, por isso, ele costuma ficar bem cheio e ter fila de espera. Não deixe também de passear pelos belos jardins!
Nº 11
La Barra, Punta del Este
Mais descolado e menos cidade! O meu ponto preferido para hospedagem em Punta del Este no verão.
Um bairro mais hippie chic, sem prédios altos e com uma arquitetura bem charmosa. É, sem dúvida, o ponto de maior agito.
La Barra, na verdade, não pertence mais a Punta del Este e sim a Maldonado, porém considero perto para os padrões de distância dos locais em Punta. Mesmo assim, algumas pessoas descartam a hospedagem nesse ponto por acharem longe do centro (cerca de 10 km) mas acho essa região a cara do verão! Tem uma clima delicioso de férias relaxante e despojadas.
Para chegar em La Barra, seguimos a estrada à beira‑mar, percorrendo a orla da Praia Brava e passamos por uma ponte ondulada. Se prepare para aquele frio na barriga! (rs) ...pronto chegamos em La Barra. Já de cara, um lindo cenário com uma prainha pequena e lindinha à direita ‑ ponto que muitas pessoas fazem stand up paddle. Vale até uma parada para fotos. Você chegou no ponto mais cool e badaladinho, com ares rústico chique, praias bem frequentadas, restaurantes super charmosos, galerias de artes, paisagens lindas e casas graciosas. A rua principal é deliciosa para passear e tomar sorvete.
Amo esse ponto! Minha dica de hospedagem é aqui!
As praias aqui são banhadas pelo oceano Atlântico e tem o mar agitado também.
As principais são Montoya, Cangrejo e Bikini.
Nº 12
José Ignacio, Maldonado, Uruguay
Localizada a cerca de 40 km de La Barra, é considerado um dos melhores lugares para se conhecer. Uma vila pé na areia...amo! O mais cool de todos, super rústico e hippie chic. Uma espécie de Trancoso da região.
Para quem vai a primeira vez à Punta del Este, a localização pode atrapalhar porque fica bem distante de tudo. Mas pra quem já conhece e quer ter uma experiência diferente na região é extraordinário. É uma região que venta bastante então é possível curtir uma praia mais vazia. Passear pelas ruas da vila ‑ com suas casas lindas, galerias de arte e restaurantes ‑ é muito gostoso. Visitar o farol, que fica na ponta esquerda da praia, e subir no topo dele para assistir um lindo pôr do sol também é um passeio bem agradável e com deslumbrante visual.
José Ignacio, Maldonado, Uruguay
Subprefeitura
Nº 13
La Huella
O famoso La Huella, o melhor parador. Por ser muito concorrido no verão é indicado fazer reserva para o almoço. A noite, fogueiras são acesas e cobertores distribuídos para nos proteger da queda de temperatura. A comida é muito boa também.
É uma região que venta bastante então é possível curtir uma praia mais vazia. Passear pelas ruas da vila ‑ com suas casas lindas, galerias de arte e restaurantes ‑ é muito gostoso. Visitar o farol, que fica na ponta esquerda da praia, e subir no topo dele para assistir um lindo pôr do sol também é um passeio bem agradável e com deslumbrante visual.
Nº 14
La Caracola, José Ignácio
O parador, do mesmo proprietário do La Huella, fica em uma ilhota, em José Ignacio. A curta travessia é feita em barcos de madeira do próprio parador, tão charmosos quanto o lugar. Você certamente será recebido com drinks de boas‑vindas assim que desembarcar. Tem que fazer reserva com antecedência porque abre poucas datas no ano (apenas na altíssima temporada de verão) e, atende poucas pessoas por dia... por isso é difícil conseguir. Exige dedicação mas vale muito a pena. A ilha tem praia particular e é um lugar muito especial para passar o dia todo.
P.S: Quando fui, pagamos um valor fechado por pessoa, já com algumas bebidas incluídas. Chegando lá, você pode ficar em alguma das tendas montadas à beira‑mar, muito charmosas. Petiscos e drinks são servidos ao longo do dia e no horário desejado, um belo almoço com muitas saladas e opções de carnes e peixes feitos na churrasqueira estará à disposição. A comida é deliciosa.
Nº 15
Fasano Las Piedras ‑ Punta Del Este
Um super hotel em Punta del Este. Localizado em uma bela região ‑ na Estância Las Piedras ‑, ele fica em meio a um enorme parque natural com vistas espetaculares. É um hotel de campo e perfeito para viagem fora da temporada ou para curtir a natureza. O lugar é realmente lindo e vale muito a pena conhecer.
Durante o verão, se hospedar por lá também pode ser uma boa. A distância de carro até o centro da cidade é de aproximadamente 20 minutos e para chegar em La Barra, cerca de 15. Caso goste muito de praia, dividir a hospedagem pode ser uma alternativa. Separe alguns dias para desfrutar do local, sem muita bateção de perna; para curtir mesmo. Depois mude‑se para um hotel mais próximo à praia. Assim será possível viver esses dois lados de Punta del Este.
Mas se a ideia é só visitar e conhecer o local, reserve um almoço ou jantar no restaurante do hotel, que oferece pratos tão impecáveis quanto o próprio lugar. Ir durante o dia é mais interessante porque dá para ver tudo mas se optar pelo jantar... tente chegar antes do pôr do sol.
Nº 16
Bodega Garzón
Outro passeio muito especial. Uma das vinícolas mais lindas e modernas que tive a oportunidade de conhecer. É um projeto milionário no mundo do vinho e, em 2018, foi eleita a melhor vinícola do novo mundo pela Wine Enthusiast.
Está localizada em uma zona rural, há aproximadamente 70 km do centro de Punta del Este. A viagem dura cerca de 1h30 de carro; a estrada é de terra mas sem grandes dificuldades para chegar. Coloque o endereço no Waze ou peça um mapa no seu hotel.
Um passeio que dura o dia todo e renderá paisagens de tirar o fôlego. O restaurante da vinícola tem uma das melhores comidas da região, sob o comando do premiado chef Francis Mallmann. Para acompanhar… bons vinhos locais.
A Bodega Garzón oferece diversas experiências como piquenique e tour guiado para conhecer a vinícola.
O ideal é fazer reserva com antecedência para o passeio desejado e também para o almoço no restaurante. Fiz a visita Single Vineyard e amei. Mas se preferir, você pode apenas almoçar no local, sem a obrigatoriedade de realizar o tour.
Para mais informações: https://bodegagarzon.com/es/ Tel: +598 4224 1759 End: Ruta 9, km 175, Garzón.
Nº 17
Isla Gorriti
Uma pequena ilha de rio, que é uma reserva natural e fica a 2 km do porto de Punta del Este. Só é possível chegar de barco. Táxis boats partem do porto a cada meia hora e o percurso de navegação é de 15 minutos. A ilha é super organizada, limpa e estruturada.
A ilha Gorriti conta com duas praias: Puerto Jardim, no lado norte (areia), e Playa Honda, no lado oeste (praia de pedrinha). Ambas estavam com o mar bem translúcido, em um daqueles dias de muito calor e sem ventos... o que me encorajou a entrar no mar.
Ideal para curtir a natureza. Proporciona beleza natural tão desejada e tem uma grande floresta de eucaliptos, pinheiros e tamarizes. A locomoção a pé é fácil, permitindo o descanso quando necessário.
Dica: leve seu guarda‑sol.
Existe um paradouro na ilha para comprar bebidas e snacks.
Nº 18
Lista de passeios em Punta Del Este:
Segue lista dos passeios que considero imperdíveis: Casapueblo: para assistir um inesquecível pôr do sol. La Serena: para almoçar e conhecer este belo hotel. La Barra: Praia do Bikini + passear no centrinho. José Ignacio + La Huella: vale reservar um dia inteiro ‑ praia + almoço. Chá da tarde no L'Auberge: para comer delicioso waffle. Praia Mansa: pegar um dia de praia. Fasano Las Piedras: almoço ou jantar (chegue de dia para ver as paisagens deslumbrantes). Bodega Garzón: uma das vinícolas mais lindas do mundo. Ilha Gorriti: uma encantadora ilha de rio com praia de água transparente.
Nº 19
Dicas de restaurantes Bungalow Suizo: Um clássico. Sempre com garantia de qualidade, atendimento diferenciado e excelente serviço. Ahhhhh é de comer rezando! E sair rolando! (rs).
É um dos meus restaurantes preferidos. O fondue é maravilhoso mas não é só isso: destaque também para a batata rústica, entre outras diversas maravilhas. Além da boa gastronomia é um lugar super charmoso. Imperdível!
Tel: +598 4248 2358 End: Av. Roosevelt y parada 8, 20100. Lo de Tere Tradicional restaurante de Punta. Tel: +598 4244 0492 End: Rambla del Puerto c/ Calle 21. El Palenque Uma boa opção para os amantes de carnes nobres. Tel: +598 4249 4257. Endereço: Av. Roosevelt y Pda, 6.
Marismo Um dos restaurantes mais concorridos para jantar. Situado em José Ignacio, o local tem uma vibe incrível: as mesas são pé na areia e as tochas queimando no meio do mato tornam o lugar lúdico. Funciona somente na temporada de verão e os jantares vão madrugada adentro. Atrai gente bonita e o menu varia, sempre com ingredientes frescos do mar e do campo. Do forno à lenha saem delícias criadas pelo proprietário Frederico Desseno. Tel: (+598) 4486 2273 End: Ruta 10, KM 185, José Ignacio.
La Bourgnone Culinária francesa refinada. Localizado no bosque da cidade, o restaurante tem o comando do renomado chef Jean‑Paul Bondoux. A cozinha mescla o clássico francês com influências modernas, resultando em uma mistura de sabores incríveis. Além da bela gastronomia, conta com uma ótima carta de vinhos. Tel: +598 4249 5186 End: Av. Pedragosa Sierra, 20100.
Nº 20
Como Chegar a Punta Del Este
Do Brasil, a maior parte dos voos diretos são operados pela Latam com destino a Montevidéu (a capital do país fica a 120 km de Punta del Este).
Na alta temporada, as companhias Gol e Azul oferecem opções de voos que descem no próprio aeroporto de Punta del Este, porém são voos com escala.
O famoso hotel Enjoy, antigo Conrad, oferece no verão, pacotes com direito a voo direto em avião fretado que faz a rota São Paulo/ Punta del Este, saindo e voltando aos domingos. Quem pretende se hospedar nele pode se informar através do site ww.enjoy.cl
Para ir do aeroporto de Montevidéu a Punta, eu indico alugar um carro, que é indispensável para conhecer o balneário. A rodovia até lá é muito boa. Mas se você prefere não dirigir na estrada e alugar o carro apenas em Punta é possível pegar um táxi no próprio aeroporto de Maldonado ou contratar um transfer.
Nº 21
Como se locomover em Punta Del Este?
Alugar um carro é fundamental em Punta del Este, uma cidade que temos que percorrer grandes distâncias entre as principais atrações. O táxi é caro e não compensa então o melhor a fazer é alugar um carro o quanto antes para garantir boas tarifas. Para se orientar, o Waze funciona super bem. Compre um chip de internet internacional ‑ no próprio aeroporto de Montevidéu é possível obtê‑lo na loja Antel.
Nº 22
Os Horários em Punta Del Este
Em Punta ninguém acorda cedo e tudo acontece mais tarde. De manhã, as praias são vazias porque as pessoas começam a chegar perto das 14h... e até às 17h tem gente chegando ainda. Como o sol vai até tarde, não é incomum ficar na praia até umas 21h.
Os horários dos restaurantes também são diferentes. No almoço, eles costumam lotar em torno das 16h; e no jantar, por volta das 22h30.
As lojas ficam abertas até às 2h da manhã e as festas começam na madrugada, geralmente depois das 3h.
Nº 23
As praias de Punta Del Este... Como são?
Não vá a Punta del Este esperando encontrar mar azul com águas cristalinas e quentes. O ponto forte está na estrutura e elegância de alguns paradouros. O mar é gelado mas o clima seco garante um verão com muito sol e céu azul. Os ventos costumam ser constantes e em dia de muito calor isso torna a temperatura agradável para quem curte tomar sol à beira‑mar. Ficar na areia de Punta é mais fácil do que na do Nordeste brasileiro.
Porém entrar no mar não será um problema para quem curte água de cachoeira. Até dá para encarar em dias de muito calor quando os ventos dão uma trégua. Mas na maior parte do tempo, os ventos são gelados e a água fria… o que não costuma ser uma boa combinação.
Nº 24
Lista Hotéis Punta del Este
La Serena‑ Centro‑ pé na areia, para quem gosta de hospedagens especiais. Tem excelente restaurante e estrutura de praia. Além de ser um dos lugares mais lindos e charmosos de Punta.
‑Hotel Enjoy‑ centro‑ antigo Conrad. Um "hotelzão", com boa estrutura, mas pouco charme. O destaque está no Cassino. Ideal para quem vai com o objetivo de jogar. Um dos restaurantes‑ o St. Tropez de alta gastronomia tem uma das melhores comida de Punta. Uma ótima opção para jantar.
‑L'Auberge‑ Praia Brava‑ Um hotel lindo,e um dos mais chiques, arquitetura em forma e castelo, com lindos jardins e área externa‑ puro charme para se hospedar na Praia Brava. Esse hotel é muito famoso pelo Waffle, servido todos os dias no Salon de té a partir das 16:30. Um passeio imperdível é programar para tomar um chá da tarde nesse hotel!
Costuma ficar bem cheio e ter fila de espera. Não deixe de passear pelos lindos jardins!
Dica o Waffle serve duas pessoas.
Nº 25
…
Mantra Hotel: Lá Barra‑ Um hotel com excelente estrutura e Spa. Localizado a 3 quadras da praia. Conta com um parador na praia com excelente estrutura.
Já me hospedei muitas vezes nesse hotel e gosto muito. O serviço é excelente.
O antigo Cassino deste hotel, não existe mais.
‑Casa Flor: Playa Bikini‑ Sabe aquelas lindas referencias do Pinterest, então, essa pousada é assim! Puro Charme, o hotel oferece bicicletas gratuitas , fica a cerca de 300 metros da praia do Bikini. E tem excelente custo beneficio.
‑Kalá hotel boutique‑ Lá Barra Outra excelente opção, com piscina bom custo beneficio e muito bem avaliada.
‑Playa Vik ‑ José Ignácio O primeiro hotel de luxo da região. De frente para o mar com linda arquitetura e integrado a natureza, decoração é um show à parte e tem um piscina de borda infinita de granito negro e pontilhada com luzes de fibra óptica que espelham o céu noturno. Além de proporcionar um por do sol inesquecível.
‑Bahia Vik‑ José Ignácio Hotel irmão do Playa Vik, no mesmo patamar de luxo e elegância.
‑Posada Del faro‑ José Ignácio Bem localizada, quando voltar a Punta del este, estará entre minhas opções. Simplesmente um charme e super bem avaliada.
‑Arenas de Jose ignacio: lindo e charmoso com bom custo benefício. fica fora da villa e também muito bem avaliado.
‑Posada Azul marino: José Ignacio‑ também fora da villa, com excelente custo beneficio e super charmosa.
‑Casa Suaya‑ José Ignácio‑ Segue a mesma linhas das últimas duas pousadas, fora da vila, igualmente charmosa, com bom custo benefício e bem avaliada.
Nº 26
Informações Importantes:
Por fazer parte do Mercosul, os brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para ir ao Uruguai. Podem permanecer por lá até 90 dias. Para entrar no Uruguai, você precisa apenas apresentar à imigração sua carteira de identidade atual e válida com menos de 10 anos da emissão. CNH não permite acesso ao país. A entrada com passaporte é mais rápida, quase sem fila. Idioma: espanhol. Moeda: peso uruguaio mas a maioria dos locais aceita dólares ( um dólar corresponde aproximadamente a 38 pesos uruguaios). Fuso horário: não tem. Voltagem da tomada: 220 volts. Vacina contra febre amarela: não exige o certificado internacional. Seguro saúde internacional: não é obrigatório.
Por fazer parte do Mercosul, os brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para ir ao Uruguai. Podem permanecer por lá até 90 dias. Para entrar no Uruguai, você precisa apenas apresentar à imigração sua carteira de identidade atual e válida com menos de 10 anos da emissão. CNH não permite acesso ao país.
A entrada com passaporte é mais rápida, quase sem fila.
Idioma: espanhol. Moeda: peso uruguaio mas a maioria dos locais aceita dólares ( um dólar corresponde aproximadamente a 38 pesos uruguaios). Fuso horário: não tem. Voltagem da tomada: 220 volts. Vacina contra febre amarela: não exige o certificado internacional. Seguro saúde internacional: não é obrigatório.
Nº 27
Gostou de Punta Del Este?
Espero que as dicas sejam úteis para o seu planejamento. Em caso de dúvidas, estou à disposição através do email, Instagram ou Facebook.
Comments