Uma Viagem inesquecível
O Peru é mágico! Conhecido por sua rica cultura e ruínas pré‑históricas.
Berço da civilização Inca, uma das mais antigas e intrigantes da história.
E tem mais:
Deslumbre‑se com as lindas paisagens naturais que variam entre desertos, montanhas, incluindo a dos Andes e a planície amazônica.
É um país repleto de cores com cultura riquíssima e de bônus: a tradicional gastronomia andina.
Neste guia você encontrará dicas práticas para planejar e montar seu roteiro ao Peru, com dicas de deslocamentos, hotéis, cidades bases, melhor época para visitar, entre outras informações importantes.
Nº 1 Quando ir ao Peru? ‑Lima pode ser visitada o ano todo. ‑Machu Pico e Cusco: Abril até Setembro: melhor época ‑ são os meses de seca que coincide com o Inverno! Vá preparado para o frio, principalmente a noite! Sendo que julho e agosto é lotado‑ altíssima temporada Out e Nov‑ tempo instável Dez até Fev‑ chove MUITO melhor não ir!
Nº 2
Roteiro Básico
Dia 1‑ Chegada a Lima Translado para o Hotel Dia 2‑ Lima Nosso primeiro dia em Lima, fomos conhecer o bairro super cool Barranco, visita ao Museo MATE, Parque De Lá Reserve‑ Circuito Mágico del Agua Dia 3‑ Lima Centro histórico de Lima, conheça um pouco mais da cidade com um interessante passeio que começa pela Plaza de Armas, emoldurada pela Catedral, e segue, então, pelo Palácio do Governo e pelo Palácio Torre Tagle, que te transportará ao passado quando pisar em um dos seus degraus. Ruínas de Pachacámac Retorno para Miraflores e almoço (bem tarde) no Mangos Restaurantes ‑ Shopping Larcomar em Miraflores caminhada até o El Parque do Amor e Malecón Faltou no meu roteiro, se tiver um dia a mais em Lima, vá: San isidro Museu Larco Herrera Mercado Surquilo Passear pelo parque Kennedy Dia 4‑ Voo Lima/Cusco Aproveite para jantar em um dos deliciosos restaurantes em Cusco. Dia 5‑Cusco/ Vale Sagrado Viaje através do fértil Vale Sagrado até a vila colonial de Pisac e depare‑se com um típico centenário e colorido mercado indígena, onde terá a oportunidade de barganhar com os nativos pelos mais variados produtos e artesanatos. Depois do almoço, continue até a fortaleza inca de Ollantaytambo, cujas imensas ruínas construídas por três diferentes civilizações dão uma visão real do poder e da habilidade dos povos andinos. Ao final do passeio, siga para o hotel em Vale Sagrado. Dia 06‑ Vale Sagrado/Machu Picchu/Cusco Traslado à estação de Ollantaytambo para embarque no trem rumo a Aguas Calientes. De lá suba de ônibus até a cidade perdida dos incas, Machu Picchu. Acompanhado por um guia local, explore seus templos, praças e tumbas reais construídos com minuciosa perfeição. Retorno a Cusco pela tarde. Dia 7‑ Cusco Manhã: passeio dedicado a conhecer a mágica Cusco e as quatro principais ruínas da região: Qenqo, Puka Pukara, Tambomachay (Fonte do Inca) e a impressionante Fortaleza de Sacsayhuamán. Tarde: Centro Histórico: Catedral de Cusco, Plaza de Armas, Qoricancha, museu do sítio Qoricancha, Mercado de San Pedro, Museu de Arte Pre‑ Colobiana (MAP) , Bairro San Blas e sua igreja (parte alta) Dia 8‑ Dia de volta ao Brasil .
Nº 3
Como chegar ao Peru?
Com o encerrando das atividades da Avianca Peru, a Latam é a única Cia que opera voos direto do Brasil Primeira opção: o melhor voo: Passagem de voo principal + voos internos vinculado Brasil‑ Lima Lima‑ Cusco Cusco ‑ Brasil ( com conexão em lima) Dica: atualmente a Latam não permite a compra da passagem multi‑ destino pelo site Para conseguir a melhor passagem você terá que comprar diretamente com um agente de viagem Indico também a compra diretamente na loja da Latam, nunca tive problemas Alternativa de voo Você poderá encontrar uma opção mais barata comprando os vos separados: Principal (Brasil‑ Lima) + voo interno (Lima ‑ Cusco) Se estiver valendo muito a pena o voo separado: Atenção: você terá que acrescentar uma noite de volta em Lima! Faça as contas! O aeroporto de Cusco costuma ser fechado com muita frequência devido às condições climáticas, o que leva muita gente perder o voo principal em Lima já que o tempo de conexão não é muito longo *por isso o voo multi destinos é a melhor opção, bilhete com o voo principal + interno vinculado , nesse caso se voo interno atrasar você será automaticamente realocado em outro sem custos de voo e hospedagem Mas se comprar o trecho interno separado, essa reacomodação não acontece e você perderá o voo principal, o que causa muito prejuízo! Se optar pelo voo separado não se esqueça acrescente uma noite em Lima na véspera da volta para o Brasil ‑Segunda opção de voo: ( principal + interno separado) Voo principal Brasil ‑ Lima Lima ‑ Brasil Quem opera? Avianca ‑ via Bogotá Copa ‑ Via Panamá Latam ‑ direto Aerolinhas ‑ via Buenos Aires‑ pior opção Voo interno Lima‑ Cusco Cusco‑ Lima Quem opera? Latam JetSmart ‑ Low Cost SKY airline Peru ‑ Low ‑ Cost
Nº 4
Lima
Você sabia que Lima é a única capital da América do sul com vista para o mar? A cidade que quase sempre está com o tempo nublado devido às condições climáticas que diminuem a temperatura do mar, deixou faz tempo de ser apenas uma conexão de quem vai a Machu Picchu, e os motivos são vários: A capital tem importantes sítios arqueológicos, Museo importante e lindo além de uma gastronomia premiada, que foi eleita muitas vezes como a melhor do mundo pela World Travel Awards. Uma característica marcante da cidade é a linda vista de cima das falésias com vista do mar e da Costa Verde‑ uma grande estrada costeira a beira mar, que liga todos os distritos de Norte ao sul. Atrações importantes: ‑ Centro histórico ‑ Museo Arqueológico Larco Herrera ‑ Bairro Miraflores ‑Malecón de Miraflores ‑ calçadão de 5km que circunda toda parte alta da falésia ‑ Shopping Larcomar ‑ Parque do Amor ‑ Ruínas Huaca Pucllana ‑ Parque de Lá Reserva‑circuito noturno Mágico Del Água ‑ Bairro Barranco ‑ Museo MATE ‑ bairro Barranco ‑ Bairro Isidro ‑ Mercado Surquillo ‑ Parque Kennedy ‑ jantar no Calle de pás Pizzas‑(ao lado do parque Kennedy) Restaurantes ‑ Central do chef Virgílio Martinez ‑ Maido ‑ Osso Carniceria y Salumeria ‑ Astrid y Gastón ‑ Lá Mar ‑ Malabar ‑ Fiesta ‑ Osaka ‑Amaz ‑ El Mercado ‑ Rosa Náutica ‑ Huaca Pucllana Hospedagem em Lima Primeira vez na cidade: escolha um hotel no bairro Miraflores ‑ Belmonte Miraflores Park‑ hotel de luxo ‑ JW Marriot‑ excelerem localização ‑ Tierra Viva Miraflores Larco‑ básico ‑ Casa Andina Select / Casa Andina Priva‑te Collection Também consideraria o bairro Barranco, amei esse bairro, quando voltar ficarei hospedada nele. ‑ Hotel B ‑ hotel de luxo ‑ Second Home Peru ‑ Casa Falleri Quanto tempo ficar em Lima? 3 dias inteiros para fazer as principais atrações Como se locomover pela cidade? Táxis funcionam muito bem
Nº 5
Cusco
Localizada no sudoeste do Vale Sagrado, região dos Andes a 3.400 m de altitude Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1983. Foi a capital do Império Inca e carrega toda essa riqueza histórica Cusco que vem da palavra originária da língua indígena da América do Sul ‑ Qusqu ‑ significa Umbigo do mundo Reserve o primeiro dia de viagem para aclimatização, é comum pessoas sofrer mal estar devido à altitude, os principais sintomas são falta de ar, tontura, dor de cabeça forte e enjoo. É bom consultar um médico de confiança antes da viagem e levar medicamentos específicos, caso seja necessário. Chegando ao hotel irão oferecer folhas de coca para mascar e chá, dizem que ajuda na oxigenação. Eu e meu marido não sentimos absolutamente nada! 🙌🏼 mas seguimos todas as orientações. No primeiro dia faça tudo devagar, resista à tentação de sair andando pela cidade, evite bebidas alcoólicas, beba bastante água e faça refeições leve. Do segundo dia em diante já é possível fazer os passeios, mas sempre em ritmo mais tranquilo BIlhete turístico de Cusco: Dica: Compre o bilhete turístico que dá acesso as principais atrações, assim você não perde tempo em filas. Escolha o bilhete Turístico Integral, que contempla os sítios de 3 circuitos e tem o prazo de até 10 dias para visitar, apenas um entrada em cada. Esse bilhete é vendido no Comite Cosituc próximo a praça de Armas. Av. El Sol, 103. Aberto das 8 as 18h. Não vende pela internet. Os bilhete parciais, podem ser adquiridos na entrada das atrações. Existem 3 opções: um para cada circuito. De uma olhada no site oficial Cosituc.gol.pe Principais atrações No Centro histórico: ‑ Plaza de Armas ‑ Catedral de Cusco ‑ Bairro San Blas ‑ igreja San Blas ‑ pedra 12 ângulos ‑ perto de San Blas, na divisa entre Calle Harum Humiyoc e Calle Triunfo ‑ Jardim Sagrado e Museu Arqueológico do Sítio Qoricancha ‑ Mercado Central San Pedro ‑ Museu Inka ‑ Museu Histórico Regional Sítios arqueológicos‑ passeio tradicional, conhecido como City Tour, percorre os sítios arqueológicos próximo a Cusco‑ pode ser feito com excursão ou guia privativo, e você pode contratar nas diversas agências próximas a praça de Armas.
Nº 6
Hospedagem e Passeios Cusco
Hospedagem Melhor localização: Próximo ao centro histórico, mas a poucos passos de San Blas (bairro mais descolado, perfeito para passear a noite, repleto de restaurantes)‑ procure um hotel na parte baixa a poucos quarteirões da Praça das Armas. Dicas de hotéis bem localizados ‑El mercado ‑Casa Andina ‑Belmond Hotel Monastério Para conhecer as principais atrações em Cusco, você fará 3 passeios divididos da seguinte maneira: 1‑ Sítios arqueológicos‑ uma manhã Nós arredores de Cusco se encontram muitos sítios arqueológicos, esse passeio dura aproximadamente 5 horas e é bem tradicional‑ pode ser feito em excursões ou guia privativo, e você pode contratar nas diversas agências próximas a Plaza de Armas ou antecipadamente pelo site www.civitatis.com As atrações são: ‑ Sacsayhuamán ‑ Tombomachay ‑ Kenko ‑Puca Pucara Também inclui Qoricancha , Catedral de Cusco e Plaza de Armas que ficam no centro histórico. 2‑ No Centro histórico: Uma Tarde algumas importante atrações já foram feitas no City tour descrito acima é possível fazer o restante por conta própria andando pelo centro ‑ Plaza de Armas ( já feito de manhã) ‑ Catedral de Cusco ( já feitio de manhã) ‑Jardim Sagrado e Museu Arqueológico do Sítio Qoricancha (já feito de manhã) ‑Museu de Arte Pré‑ Colombiana MAP (San Blas) ‑ Bairro San Blas ‑ igreja San Blas ‑ pedra 12 ângulos ‑ perto de San Blas, na divisa entre Calle Harum Humiyoc e Calle Triunfo ‑ Jardim Sagrado e Museu Arqueológico do Sítio Qoricancha ‑ Mercado Central San Pedro ‑ Museu Inka ‑ Museu Histórico Regional 3‑ Vale Sagrado ‑ dia inteiro‑ a caminho de Machu Picchu: explicado abaixo 👇🏼
Nº 7
Vale Sagrado
A fantástica região do Vale Sagrado, é formada por pequenas cidades espalhas no entorno do Rio Urubamba A melhor maneira para conhecer o Vale Sagrado é percorrendo as cidades por estrada, mas as condições não são boas, por isso não é indicado alugar carro para fazer por conta própria, contrate um motorista, taxi ou passeios de agências com opção de grupo ou privativo para conhecer a região! Saindo de Cusco a caminho de Machu Picchu é possível percorrer as principais atrações turísticas do Valle. Foi a parte que mais gostei do Peru! Passamos a noite em Ollantaytambo e no dia seguinte bem cedo pegamos o trem para Águas Calientes. Nosso roteiro no Vale Sagrado: ‑Ruínas de Pisac ‑Mercado de Pisac‑ quando fui abria apenas as terças, quintas e domingos. Agora parece que funciona todos os dias, mas o melhor é aos domingos. ‑Almoço em Yucay‑ província de Urubamba‑ no Sonesta Posadas El Inca Valley Yucay ‑Ruínas de Ollantaytambo Se tiver mais tempo é possível conhecer: ‑ Chinchero ‑Maras‑ poços de sal ‑Moray ‑Yucay
Nº 8
Ruínas Pisac‑ Vale Sagrado
Písac está localizada no extremo leste do Vale Sagrado e suas ruínas estão a 3.300m acima do nível do mar. Foi uma importante cidade do império Inca , construída em torno de 1440, e muito desenvolvida na sua época. Depois foi dominada pelos Espanhóis no começo do Século XVI. Suas ruínas estão entre as mais bem preservadas do Peru, e mostram a genialidade do povo Inca É reconhecida pelo seu sofisticado processo de agricultura ‑ os terraços agrícolas desenvolvidos pelos incas para viabilizar a agricultura em terrenos muito íngremes e também pelos seus recintos de pedra lavrada. Devido à sua localização no topo da montanha, Pisac servia para defesa de Cusco em caso de invasão. É importante saber que esse sítio arqueológico é grande. Se tiver interesse em conhecer tudo, pode ser preciso um dia interio. O passeio básico visita os terraços sobrepostos O que ver? Além dos terraços sobrepostos, você encontrará banhos cerimoniais, um assentamento residencial e o maior cemitério Inca (o mais antigo da América do Sul). Montanha abaixo, você encontrará o complexo de templos requintadamente esculpidos em granito. Lá há altares cerimoniais, poços de água e o belíssimo Templo do Sol. * Grupo de plataformas de Acchapata – É formado por 40 plataformas que formam um triângulo invertido, isto é, verá a plataforma menor, quando começa a subir. * Torreones ou Pucaras – existem mais de 20 torres. * Bairro de Intiwatana – É o bairro principal. Abriga templos e palácios finamente construídos. Aqui você pode ver o ‘Intiwatana’. * Bairro de Tianayuc – Tianayuc traduz “Que tiene asiento”. É conhecido como um tipo de sofá para 2 pessoas de pedra, com encosto e cotoveleiras. * Bairro de K’alla Q’asa – Aqui você verá câmaras, torres e um túnel de 3 metros de comprimento. Este bairro é construído ao lado de impressionantes ravinas. * Bairro de Pisaq’a – Este bairro tem uma forma semicircular, em harmonia com a circunferência da montanha, aqui você pode ver mais de 20 recintos, construídos em ordem surpreendente. * Bairro de Qanchis Raqay – Este bairro é uma espécie de posto de controle, guardando o lado nordeste da cidade de Pisac.
Nº 9
Mercado Pisac ‑ Vale Sagrado
Uma explosão de cores! Localizado na Praça das Armas em Písac Um mar de barracas a maior concentração delas está na praça, mas ele continua pelas pequenas ruas dos arredores. Durante a semana ele é pequeno, apenas com barracas de artesanato. Aos domingos você também encontra barracas de comida, frutas e verduras. A sessão de artesanato é muito legal, com produtos relacionados a cultura Inca. Muita lá de alpaca e jóias são facilmente encontradas, mas cuidado com produtos made In China, os de qualidade não são baratos. Pechinche sempre
Nº 10
Yucay‑ Vale Sagrado
Um vilarejo na província de Urubamba. Uma linda cidade do Vale sagrado, famoso por suas terras férteis. Uma cidade muito charmosa com paisagens lindas e construções antigas. Dizem que no início, está cidade foi originalmente capital do império Inca. Almoçamos no Sonesta Posadas El Inca Valley Yucay ‑ é um antigo mosteiro do século XVIII, tem um linda “praça” com uma igreja e feira de artesanato. Excelente dica para almoço! A comida é simples, com buffet bastante variado, o lugar é muito charmoso e agradável
Nº 11
Ollantaytambo ‑ Vale Sagrado
Considero o ponto alto do Vale Sagrado Localizado dentro da cidade de mesmo nome. O complexo é bem menor que Pisac, mas não menos impressionante. Ollantaytambo foi importantíssima para o império Inca, neste lugar acontece o encontro dos três vales‑ Urubamba‑Segundo sentido Amazonia‑ Machu Picchu. Conhecido como ruínas de Tambo, eram estruturas que se aproximamos no conceito e finalidade, dos castelos medievais europeus. Serviam como fortalezas de defesa, moradia, centro do governo e também ponto de parada de viajantes. Serviu como um ponto de verificação administrativa. A construção original do Tambo seria muito anterior os incas, com origem em uma fortaleza do povo Aymará. A história é controversa: O que se sabe é que Pachacútec, o grande construtor do império Inca, foi quem incorporou o local como estruturais do Vale de Urubamba. O que ver? As plataformas‑ terraços agrícolas são os melhores exemplos de engenharia desenvolvido pelos Incas. Suba as escadarias até o alto da fortaleza, caminhe pelos seus corredores, templos, muros de defesa, canais de irrigação. Não deixe de ir ao templo do sol e Pinkuylluna, um armazém no alto. Da montanha principal é possível avistar a montanha em frente que era destinado ao armazenamento de grãos ‑ já que Tambo também servia como centro de abastecimento e distribuição de alimentos pelas rotas do império Inca‑ graças a sua localização privilegiada. Fizemos o passeio no final do dia, o que rendeu um por do sol inesquecível.
Nº 12
Machu Picchu
Machu Picchu. A impressionante e imensa cidadela ficou escondida por cerca de 400 anos pelas montanhas e selva tropical e foi descoberta em 1911 pelo explorador norte‑americano Hiram Bingham Para chegar em Machu Picchu: Você tem algumas opções 1‑ Base Vale Sagrado‑ a melhor maneira‑ já que o Vale não pode ficar de fora do seu roteiro ‑ nesta opção: será um passeio de 2 dias, saindo de Cusco. No dia 1 você percorre de carro as 3 cidades do Valle Sagrado, e pernoite em uma delas. No dia 2: acordar cedo e pagar o trem rumo às Águas Calientes‑ Machu Picchu. Retornado no final do dia de trem para Cusco O tempo de trem de Ollantaytambo (cidade do Vale Sagrado) até Águas Calientes dura 1h40m. 2‑ Base em Cusco ‑ Fazer o Bate e volta para Machu Picchu saindo de Cusco‑ considere essa opção apenas se você não for fazer o passeio do Vale Sagrado o tempo de trem é de 3h15m cada trecho. Ir e voltar no mesmo dia, será puxado e você deixará de conhecer um dos lugares mais incríveis da viagem ‑ Vale Sagrado 3‑ Base em Águas Calientes‑ única maneira para escapar de pegar trem de ida no mesmo dia da visitação a Machu Picchu. Pontos negativos: à cidade é muito sem graça, por isso os viajantes ficam apenas o tempo necessário para visitar Machu Picchu. Considere que sair de Cusco‑ fazer todo o passeio pelo Vale Sagrado e no mesmo dia ter que encarar o trem até Águas Calientes será um dia muito cansativo. Por outro lado, no dia de subir até Machu Picchu você não precisará acordar de madrugada. Alternativa: se você não quiser de maneira nenhuma pegar o trem de ida no mesmo dia do passeio de Machu Pichhu, mas também não quer perder as maravilhas do Vale Sagrado : acrescente uma diária a mais ‑ fique uma noite em Ollantaytambo( no dia do passeio do Vale Sagrado) + uma noite em Águas Calientes.
Nº 13
Águas Calientes‑ Machu Picchu Como ir?
Água Calientes é a cidade base para a chegar até o sítio arqueológico de Machu Picchu Não existe transporte particular de Águas Calientes até Machu Picchu. As únicas maneiras para ir são: ‑Subir a pé ‑ ( nem pensar! Rs) ‑ de ônibus, que saem do ponto entre as avenidas Hermano Aydar e Imperio de los Incas a partir das 5h30 da manhã, e leva 25 minutos até a entrada da cidadela. Como comprar o ingresso do ônibus Você pode comprar o ingresso pessoalmente um dia antes no quiosque da Consettur no ponto inicial/final do ônibus, no entroncamento das duas “avenidas” do povoado, a Hermano Aydar e a Imperio de los Incas Ou através do site oficial: selecionando a data e o horário( selecione o horário de saída do ônibus pelo menos com uma hora ou uma hora meia antes do horário de entrada ao parque. https://comprar.consettur.com/#/ Compre o ingresso de subida e descida Chegue na fila do ônibus entre 90 e 60 minutos antes do horário de sua entrada em Machu Picchu Agora no site existe a possibilidade comprar os ingresso de Machu Picchu junto com o ônibus.
Nº 14
Dica importante Ingresso Machu Picchu
Desde 2011, por uma determinação da Unesco, a cidadela de Machu Picchu reduziu o número de visitantes diário para sua melhor preservação. Hoje são permitidos no máximo 2.500 pessoas por dia. Os ingressos são concorridos, por isso não corra o risco de deixar a compra para última hora! O site oficial é: MachuPicchu.gob.pe. No site você pode comprar o ingresso para o mês corrente ou até os próximos 5 meses seguintes. Ou seja: seis meses antes é bom já estar atendo ao site de vendas. Indico comprar com pelo menos um mês de antecedência, caso sua viagem aconteça nos meses de alta temporada‑ Feriado de 24 de junho/ julho/agosto‑ 3 meses de antecedência. Atenção as novas regras de visitação ‑ ingressos com hora marcada ‑ tiposde ingresso ‑ reentrada proibida ‑ OBRIGATÓRIO O ACOMPANHAMENTO DE GUIA ‑ limite de permanência dentro do sítio ‑é proibido entrar no Parque portando itens como tripé, bastão de selfie, mochilas grandes, salto alto, comida e guarda‑chuvas. também não se pode pular, correr ou sentar na beira dos muros. Outras proibições envolvem: gritar, bater palmas ou alimentar os animais. Obs: não existe banheiro dentro do sítio arqueológico, use antes ou depois que entrar. Não é permitido voltar depois que começa o circuito, tem que seguir o caminho em frente até a saída. A contratação do guia é fácil, pode ser feita na hora, muitos oferecem esse serviço na entrada do parque. Negocie o valor. Quer subir uma das montanhas em Machu Picchu? Atenção! Para quem gosta de trilha e quer incluir a subida a uma das montanhas — seja à Huayna Picchu, seja à Montanha Machu Picchu ou Huchuy Picchu é aconselhado a compra do ingresso com mais antecedência ainda‑ pelo menos 4 meses.
Nº 15
Tipos de Ingressos Machu Picchu
Tipo 1‑ Machu Picchu (circuito 1,2,3 ou 4) ‑ o ingresso tradicional Tem hora marcada para entrar e poderá permanecer até 4 horas após a entrada. Com este ingresso você pode passear por Machu Picchu e ver mais de 150 estruturas que compõem a cidade. Você poderá ver templos, terraços, residências, canais de água e algumas outras estruturas cuja construção permanece um grande mistério. Você também pode fazer duas caminhadas opcionais: a rota para a Porta do Sol ( Intipunku ) ou a rota para a Ponte Inca. Tempo: em média duas horas e meia a três horas para visitação Tipo 2. Ingresso Machu Picchu (circuito 4) + Wayna Picchu Com esse ingresso você acessa à cidade Inca de Machu Picchu e também pode subir a montanha Huayna Picchu Essa é a trilha mais desejada e não é recomendado para pessoas que tem de medo de altura. O visitante pode ficar até 6 horas após a entrada. Tipo 3. Ingresso Machu Picchu (circuito 3) + Montanha Machu Picchu Você pode entrar na Cidade Inca e também subir a montanha Machu Picchu. O turista pode permanecer no local até 7 horas após o momento da entrada. É o único bilhete que permite sair e entrar novamente em Machu Picchu. É a montanha mais alta e sua subida é de dificuldade intermediária, as trilhas são mais largas e não tão próximas a abismos. Tipo 4. Machu Picchu (circuito 4) + Huchuy Picchu Montanha recente inaugurada Com este ingresso você pode acessar a cidade inca de Machu Picchu, bem como a nova montanha Huchuy Picchu. Para subir‑ a caminha é curta de apenas 1 km mas muito intensa, passando por centenas de degraus de pedra construídos pelos Incas. O percurso pode demorar 1 hora ou um pouco mais, dependendo da condição física do visitante. Depois que você está dentro de Machu Picchu Existem 4 CIRCUITOS DE CAMINHADA Entenda abaixo 👇🏼
Nº 16
Circuitos Machu Picchu
CIRCUITOS DE CAMINHADA Existem 4 circuitos para visitar Machu Picchu, que estão distribuídos por toda a cidadela inca, ou seja, na zona arqueológica, começando no portão de controle do parque, foram criados para oferecer uma melhor oferta e evitar multidões de turistas. Se você comprar o ingresso Machu Picchu só, poderá escolher qualquer um dos circuitos 1, 2, 3 ou 4 ao entrar no parque no dia da sua visita. Se você comprar o ingresso Machu Picchu + Wayna Picchu ou Machu Picchu + Huchuy Picchu, ele só pode ser combinado com o circuito 4. Se você comprar o Ingresso Machu Picchu + Montanha Machu Picchu, é o único ingresso que permite reentrada para o circuito 3. Se você quiser visitar 2 ou mais circuitos, terá que comprar mais de um ingresso, lembre‑se de que a reentrada em Machu Picchu não é permitida depois de sair do parque, os ingressos para Machu Picchu não são vendidos no portão de entrada. Circuito Nº 1 é o mais completo e sobe para a "Casa del Guardián" de onde são tirados os postais clássicos de Machu Picchu. Dura 3 horas. É o mais recomendado. Circuito 2: leva a uma plataforma menos alta para a vista geral e percorre a parte agrícola da cidadela. Dura 2 horas e meia. Circuito 3: indicado para quem tem dificuldade de locomoção. Toma 2 horas.‑ único que permite reentrada Circuito 4 permite que você visite a parte baixa de Machu Picchu, ou seja, o setor urbano. Na dúvida: compre o ingresso Machu Picchu Só e faça o circuito 1 Se fizer questão de conhecer a parte urbana compre 2 ingressos Machu Picchu Só! Faça o circuito 1. Depois entre novamente com o segundo ingresso e faça o 4.
Calcule o tempo para comprar a volta do ônibus
Nº 17
Alugar carro ou contratar transfer?
Não dá para alugar carro! As estradas são ruins a ponto de ser totalmente desaconselhado fazer por conta proporia! Contrate o passeio de Cusco até Machu Picchu ‑ (são dois dias de viagem passando pelo vale sagrado) com uma agência de confiança aqui no Brasil, ou diretamente em Cusco próximo a Praça de Armas‑ pesquise sobre a empresa, pois as reclamações sobre os passeios são muitas. Fechamos nossa viagem com uma agência no Brasil que se chama Terra Mundi e tivemos uma excelente experiência. @terramundiviagens Se preferir uma agência local, a Machu Picchu viaje tem boas opções, e bem avaliada, mas não testei o serviço. @vtmachupicchu
Comments